31/07/2021  18h10
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
22/07/2021 - 06h28
Reinauguração da Sapouba em Ubatuba
 
 
Divulgação 

A Prefeitura de Ubatuba participou na sexta-feira, 16, da reinauguração da sede da organização não governamental (ONG) Sapouba - Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba. Além da prefeita Flavia Pascoal (PL), estiveram presentes os secretários de Assistência Social, Marcio Candido, e a secretária de Saúde, Sheila da Silveira Barbosa. Estavam presentes membros da direção atual, atualmente presidida por Jorge Carlos Seabra Neves, bem como sócias-fundadoras da associação, entre elas, Maria Ednalva Almeida Barbosa.

A associação oferece apoio psicológico a pacientes com câncer e a seus familiares, como doação de fraldas e protetores solares, entre outros itens. Também são oferecidos os primeiros medicamentos para rapidamente iniciar o tratamento prescrito pelo médico, enquanto o pedido é tramitado no âmbito do SUS. Outra ação é a preparação da sopa nutritiva adequada ao paciente e ao tipo de câncer enfrentado. Após a pandemia, a associação também pretende retomar o fornecimento de alimento para o acompanhante do paciente oncológico.

As ações são desenvolvidas com a participação de voluntários e doações de diversos parceiros. A Prefeitura apoia a Sapouba com a cessão do edifício onde funciona a associação, que ficou fechado três meses para a realização da reforma. O espaço foi totalmente remodelado com instalação de cozinha, construção de banheiro com acessibilidade para cadeirantes, espaço para acolhimento de pacientes, pintura, além da troca do telhado, entre outros itens. “Foram investidos cerca de 40 mil reais”, explicou Eloyna Ribeiro Pessanha, tesoureira da Sapouba. “Nesse período, não deixamos de atender nossos pacientes: fizemos entrega das fraldas, da prótese de mama, de protetores solares, bem como apoio psicológico por telefone ou WhatsApp”, explicou.

Para ser atendido na Sapouba, o paciente oncológico deve se dirigir à associação levando documentos como RG, CPF, endereço e telefone, além de diagnóstico ou receita médica que comprove sua condição. Um cadastro será feito pelos voluntários da associação, não há nenhum tipo de taxa exigida. A associação necessita também apoio de profissionais voluntários das áreas de saúde como fisioterapia e psicologia, bem como das áreas de assistência social, de comunicação e marketing e administrativa.

“Em parceria com a Sapouba, podemos unir forças em prol da assistência ao paciente com câncer”, destacou a secretária de Saúde, Sheila Barbosa.

A ONG abre quarta, quinta e sexta-feira, das 9 às 16 horas, e se localiza na rua Paraná, 261 - Centro.

Temporariamente, enquanto a linha fixa não é instalada, o contato com a associação pode ser feito pelo telefone (12) 99815-1920.

Para cobrir os gastos extras com a reforma, a Sapouba vai fazer uma feijoada. Os convites podem ser adquiridos diretamente na associação ou rede de parceiros e associados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
31/07/2021 - 06h57 FSS de Ubatuba realiza feijoada beneficente
30/07/2021 - 06h43 De olho em Ubatuba - 30/07/21
29/07/2021 - 06h23 Ubatuba terá CEP por logradouro a partir de 02/8
28/07/2021 - 05h44 Campanha do Agasalho em Ubatuba
27/07/2021 - 05h33 E nas areias de Ubatuba... (CCCLXXV)
25/07/2021 - 05h57 Defesa Civil de Ubatuba busca voluntários
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.