29/11/2024  14h40
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
04/07/2016 - 06h41
Dicas para evitar problemas nas festas caipiras
 
 
Excesso de alimentos gordurosos pode causar desconforto e até problemas mais graves

O mês de junho chegou ao fim, mas os “arraiás” continuam em julho. As festas caipiras são confraternizações cheias de alegria, danças, brincadeiras e, principalmente, quitutes saborosos. Guloseimas como paçoca, pé-de-moleque, bolo de milho, canjica, pinhão e muitas outras tornam-se protagonistas da gastronomia brasileira durante o período de realização dessas festas.

“Mas é preciso ficar atento para não exagerar”, alerta a chefe de Nutrição do Hospital VITA, Dirlene dos Santos. A nutricionista explica que, apesar de deliciosas, essas comidas são altamente calóricas e algumas, se consumidas em exagero, podem causar complicações como indigestão e até outros problemas mais graves. Contudo, não é preciso entrar em desespero, nem abrir mão dessas "delícias". Abaixo, algumas dicas para que todos possam aproveitar sem riscos ao sistema digestivo:

1. Não vá para uma festa julina de barriga vazia. Se estiver de dieta, procure fazer um lanche saudável antes de sair de casa. Ele vai ajudar na sensação de saciedade e diminuir as chances de cair em tentações ou comer demais.

2. Dê uma boa olhada em tudo o que está disponível. Assim, você pode ter uma visão ampla de todas as comidas disponíveis e aproveitar apenas aquelas que você mais gosta.

3. Concentre-se nas comidas típicas. Uma boa dica para não exagerar é procurar dispensar aquelas que você tem fácil acesso em outras épocas do ano, como a pipoca e o cachorro quente, por exemplo.

4. Faça escolhas mais saudáveis. Opte por alimentos ricos em fibras e de fácil digestão, como o milho cozido ou o bolo de fubá. Eles são ótimas fontes de carboidratos e podem ser consumidos como uma refeição, junto a uma proteína, como um espetinho.

5. Evite exagerar nas bebidas alcoólicas, como o sagu ou o quentão. Além disso, cuidado com os alimentos com muita adição de açúcar, como o pé-de-moleque, o doce de abóbora ou a canjica, que são um perigo para quem tem diabetes ou está acima do peso.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.