16/10/2021  18h49
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Julinho Mendes
23/04/2014 - 08h01
Toma vergonha, `Ubatuba´!
 
 
Julinho Mendes 

Ando pela cidade, gosto de andar pela cidade. Conheço minha cidade, e por força de meu trabalho e pelo gosto de aventuras, conheço minha cidade como ninguém. Conheço cada praia, cada costeira, cada sertão, cada morro, cada picada. Minha cidade é linda! Conheço também seu povo, suas raízes, suas culturas locais (os que vivem do mar com suas canoas, com suas redes, suas pescas e os que vivem da terra, de suas plantações, suas farinhas, suas caças). Sou um observador e nessas andanças observo, mais ainda, as transformações, sejam físicas, sejam culturais, que ocorreram e estão ocorrendo em minha terra, nessa minha existência. Amo essa minha terra de muitas ubás e de muitas canoas!

Não vejo o mesmo sentimento por muitos daqueles que essa terra acolheu. Há de se observar os nossos rios centrais em progressiva degradação, lixo “ostensivo” em suas margens, construções invasoras irregulares em seus manguezais etc.

Não vi e não vejo o mesmo sentimento por parte de muitos políticos que passaram e que passam pela minha cidade; se for citar e mostrar os descuidos existentes, somente na região central da cidade daria para publicar uma enciclopédia; e olha que esses descuidos, desleixos, diariamente são apontados pela mídia local. Não apareceu ainda um político cuidadoso, carinhoso, zeloso, que tenha olhos, primeiro para enxergar e depois para arrumar as feiuras existentes aos olhos de muita gente, principalmente dos turistas que nos visitam e que deixam economias para nossa sobrevivência. A sobrevivência dos políticos está garantida com os altos salários que eles mesmos atribuem para eles.

A imagem acima é mais um estado de abandono, de feiura, de relaxo, desleixo... e o que mais dizer? Lembro que brigaram tanto para colocar esse treco aí, para atender, apoiar e dar mais qualidade de trabalho aos pescadores, mas até hoje não teve utilização, os pescadores não foram favorecidos com o uso e ainda se lê no artefato: Brasil, um país de todos. Governo Federal. Um país de todos, o cacete! Se esse tanque de combustível fosse para atender iates, como os que tem na Baía do Saco da Ribeira, estava funcionando, mas como seria para atender pescador de barquinho puc puc de arrastar camarão, até hoje está jogado ali, atrapalhando os próprios pescadores, causando poluição visual, não tendo utilidade pra nada, a não ser para mendigos que vez e outra dormem, mijam e cagam no lugar. Se não está tendo uso e não poderá ser usado, tirem essa porcaria já daí, limpem o lugar...

Mas estamos em Ubatuba, no lugar onde dizem que atua a “praga de Cunhambebe”. Se isso é praga de Cunhambebe? Coitado de Cunhambebe que lutou pela integridade de seu povo. A praga que temos aqui é a praga da politicagem e de politiqueiros que não tem amor nenhum pela cidade. Há anos tentamos mudar essa situação, mas sempre vêm as decepções.

Eu peço desculpas a quem se sentir debaixo da carapuça, mas não tem como se lamentar diante de tantos desleixos existentes por aí, e essa lamentação, com toda certeza, não é só minha, e quem não acredita que saia às ruas e pergunte à população.

Quando é que teremos um administrador de verdade na cidade?

Toda essa região onde encontra-se a coisa da imagem acima (Ilha dos Pescadores) era pra ser a Veneza Brasileira, mas a cegueira existente no fim da alma desses politiqueiros faz com que não enxerguem um palmo diante do nariz para transformar essa cidade que, diga-se de passagem, está tudo pronto, na Esmeralda do Atlântico, como já dizia Idalina Graça.

Quando falo em politiqueiros, a questão não recai só sobre o executivo não, também sobre o legislativo dos tempos, que na minha opinião deveriam se unir e juntos irem aos deputados, governo Estadual e Federal, reivindicarem e exigirem verbas e um tratamento especial para essa cidade de quase 380 anos que faz parte da história do Brasil.

Toma vergonha, “Ubatuba”!

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
16/10/2021 - 05h44 Ubatuba sedia Wave Star Open Surf
15/10/2021 - 05h46 Brasão como única logomarca oficial de Ubatuba
15/10/2021 - 05h44 Dia V de multivacinação em Ubatuba
13/10/2021 - 06h17 Escolas de Ubatuba modernizam aprendizado
12/10/2021 - 05h26 E nas areias de Ubatuba... (CCCLXXXVI)
11/10/2021 - 05h25 Centro de Referência Animal de Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "JULINHO MENDES"Índice da coluna "Julinho Mendes"
17/09/2021 - 06h30 Analogia Luso-Tupinambá
30/10/2020 - 06h41 Renovos tempos - O nosso boi renasce do mar!
30/09/2020 - 07h25 Segunda aparição do `Boi de Conchas´
23/09/2020 - 07h16 Aparição do `Boi de Conchas´ no Perequê-Açú
16/09/2020 - 06h20 Feito nas cochas
14/09/2020 - 07h20 Oficina cultural - Boi de Conchas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.