13/07/2025  00h28
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ilhabela
30/10/2013 - 17h04
Agenda de desenvolvimento sustentável
 
 
Moradores de Ilhabela se reúnem para discutir agenda de desenvolvimento sustentável

Um grupo de moradores e representantes de entidades da sociedade civil organizada conheceram na tarde desta terça-feira (29) a versão preliminar da agenda municipal de sustentabilidade de Ilhabela, que vem sendo desenvolvida dentro do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, com apoio da Petrobras, de forma conjunta com a sociedade e poder público.

A ação faz parte das séries de audiências participativas que o projeto está realizando no Litoral Norte. Os próximos municípios a receberem as audiências serão: São Sebastião, no dia 30 e Caraguatatuba, no dia 31.

Os participantes puderam discutir as ações estratégicas para a finalização da agenda, além de conhecerem os potenciais e refletirem sobre qual é o papel do município de Ilhabela dentro da região, e quais são os rumos do desenvolvimento local.

Questões como resíduos sólidos, ocupação irregular, mobilidade urbana, turismo e valorização da cultura caiçara foram apontadas pelos moradores como fundamentais para o crescimento da cidade.

De acordo com coordenadora da equipe de Urbanismo do Projeto Litoral Sustentável Danielle Klintowitz, para dar continuidade e efetivar as propostas discutidas dentro das agendas, a ideia para 2014 é a criação de um Observatório do Litoral Sustentável. “Junto com os governos municipais e sociedade civil, vamos pensar e discutir o papel de cada um dos atores”.

A coordenadora explicou ainda que entre os objetivos do Observatório estão: Elaboração da metodologia de monitoramento, articulação e criação do Fórum de Acompanhamento do Observatório, capacitações específicas para a sociedade e gestores públicos, entre outros.

Morador de Ilhabela há sete anos, o presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, Georges Grego comentou que vê com preocupação esses grandes investimentos e mudanças que vem ocorrendo no Litoral Norte. É preciso repensar e levar em consideração os grandes impactos econômicos e sociais. Ilhabela tem 30 mil habitantes, o que não é pouco. Aqui não temos alternativas de indústrias, nosso potencial é o turismo, então, isso tem que ser preservado. Devemos aproveitar esse potencial e ampliar, não somos contra o desenvolvimento, mas precisamos ficar atentos e defender os interesses de Ilhabela.

Para quem não puder participar das audiências, o Litoral Sustentável recebe até o próximo dia 15 de novembro propostas para as Agendas de Desenvolvimento Sustentável Regional e Municipais, através do site do projeto: litoralsustentavel.org.br.

Conheça os resumos executivos de cada município clicando aqui.

Acompanhe as próximas audiências e participe da discussão:

Audiências Públicas do projeto Litoral Sustentável

São Sebastião
Data: 30 de outubro
Horário: 17h30
Locais: CRAS de Boiçucanga, na Rua Sargento Theodoro Felisbino da Silva 200, e Escola Municipal da Topolândia, na Avenida Profº Dr José Machado Rosa, s/n.

Caraguatatuba
Data: 31 de outubro
Horário: 14h30
Local: Instituto Federal, Avenida Rio Grande do Norte, 450

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ILHABELA"Índice das publicações sobre "ILHABELA"
17/12/2022 - 05h49 Câmara Municipal de Ilhabela elege novo presidente
28/10/2022 - 06h08 Arena Freestyle Show 2022, sábado, em Ilhabela
10/10/2022 - 06h17 Sessão Solene na Câmara Municipal de Ilhabela
08/10/2022 - 05h56 Câmara encaminha requerimentos e indicações
29/09/2022 - 05h43 Apresentação das Metas Fiscais
25/09/2022 - 06h01 Dois novos Projetos de Lei são apresentados
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.