16/10/2021  17h08
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Julinho Mendes
19/08/2013 - 08h00
Lembrando do Nei Martins
 
 
Julinho Mendes 

Um dia, conversando com o saudoso Nei Martins, ele dizia que ficou maravilhado com o Festival do Folclore da cidade de Olímpia; mostrou-me algumas fotos e falou da beleza que viu nos grupos folclóricos brasileiros. Depois dessa conversa, isso já faz muito tempo, tive muita vontade de conhecer Olímpia, e hoje realizei esse meu sonho; juntamente com minha companheira Claudia Gil, planejamos e fomos conhecer Olímpia que fica na região noroeste do estado de São Paulo, distante de Ubatuba aproximadamente 630 km, é a Capital do Folclore Brasileiro.

E realmente, foi maravilhoso conhecer o folclore brasileiro reunido em Olímpia, num festival que durou dez dias, com grupos tanto folclóricos, aqueles tradicionais como Folia de Reis, do Divino, São Gonçalo, Bumba Meu Boi, Cavalhada etc., como os grupos parafolclóricos que são aqueles que trabalham em pesquisa, buscando representar através de danças, músicas, vestimentas e alegorias, num conjunto de apresentações características de cada região.

Foi dessa visita em Olímpia que Nei Martins introduziu aqui em Ubatuba a “Caiçarada”, onde na primeira festividade, organizou uma grande festa com grupos convidados de lá, do Festival de Olímpia. Foi um grande sucesso aqui também em Ubatuba a iniciativa do Nei. Olímpia insistiu no evento e hoje, em seu 49º festival, atrai turistas do mundo inteiro.

Por que Ubatuba não insistiu na iniciativa do Nei Martins para dar continuidade na Caiçarada e tornar Ubatuba a capital litorânea do folclore e com isso termos mais um atrativo fora de temporada de verão? Aqui tem cabeça de boi enterrado? A resposta é simples! Não! Aqui tem a tal praga de Cunhambebe? Não! Nada disso, minha gente! Aqui sempre teve politiqueiro olhando só pro seu umbigo! Aqui sempre teve gente desqualificada assumindo cargo de suma importância para o desenvolvimento da cidade. Enfim, essa questão de folclore, cultura caiçara, meio ambiente e outras coisas a mais como meio de atração turística, nunca foi feita com profissionalismo aqui em Ubatuba.

Se eu tivesse dinheiro, colocaria essa turma de politiqueiros de Ubatuba num ônibus e mandaria passar uma semana em Olímpia, para conhecer e aprender como fazer para atrair turista com cultura e com água. É, Olímpia não é só a capital do folclore, tem lá também muita água que transformaram num dos maiores parques aquáticos do Brasil. Com R$ 24,00 (meia entrada para criança, professor e idoso) você passa o dia inteiro se banhando e se divertindo nos mais diversos brinquedos aquáticos para toda idade, com toda segurança, com todo aparato de restaurante e quiosques padronizados com diversos comes e bebes, estacionamento gratuito, e o principal: sem exploração ao turista, preço justo que ninguém precisa levar de casa caixa de isopor com cerveja gelada e sanduíches, como acontece aqui (pensamento mesquinho que afasta e desagrada o turista), em vez de agradar e fazer com que ele fique satisfeito e volte sempre. É essa a mentalidade dos empresários, comerciantes de lá, se ganha na satisfação e na qualidade.

Eu recomendo Olímpia para se visitar e conhecer todo o folclore brasileiro e suas termas!

Mas tenho fé que Ubatuba, um dia vai crescer, tendo em sua mentalidade administrativa investir em profissionais eficientes em cada área, que valorize a cultura local, que entenda que nosso meio ambiente (cachoeiras, praias, pássaros, mata...) é a galinha dos ovos de ouro, enfim, a hora que lapidarem essa pedra, Ubatuba vai brilhar! Estou com esperança e aguardando por isso!

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
16/10/2021 - 05h44 Ubatuba sedia Wave Star Open Surf
15/10/2021 - 05h46 Brasão como única logomarca oficial de Ubatuba
15/10/2021 - 05h44 Dia V de multivacinação em Ubatuba
13/10/2021 - 06h17 Escolas de Ubatuba modernizam aprendizado
12/10/2021 - 05h26 E nas areias de Ubatuba... (CCCLXXXVI)
11/10/2021 - 05h25 Centro de Referência Animal de Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "JULINHO MENDES"Índice da coluna "Julinho Mendes"
17/09/2021 - 06h30 Analogia Luso-Tupinambá
30/10/2020 - 06h41 Renovos tempos - O nosso boi renasce do mar!
30/09/2020 - 07h25 Segunda aparição do `Boi de Conchas´
23/09/2020 - 07h16 Aparição do `Boi de Conchas´ no Perequê-Açú
16/09/2020 - 06h20 Feito nas cochas
14/09/2020 - 07h20 Oficina cultural - Boi de Conchas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.