10/11/2025  02h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
12/12/2012 - 10h02
Dicas de segurança para home offices
 
 
SIL orienta como fazer de ambientes residenciais, escritórios seguros graças a instalações elétricas adequadas e em conformidade com as normas de segurança

A princípio, era apenas um espaço da casa dedicado à leitura ou à prática de algum hobby. Mais tarde, foi perdendo terreno para as tarefas do escritório no final do dia que, pouco a pouco, foi tomando toda a área, até se transformar no próprio espaço corporativo. Agora chamado de home office, o trabalho em casa já é uma realidade em todo o mundo e, no Brasil, vem sendo adotado com frequência cada vez maior.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o número de profissionais que trabalham no próprio domicílio representava 4% da população economicamente ativa em 2011, ou seja, 4,1 milhões de pessoas. Especialmente nas grandes cidades, onde o tempo gasto no trânsito tem-se elevado significativamente e se busca maior produtividade, profissionais de várias áreas vêm se aproveitando das novidades tecnológicas que facilitam o trabalho remoto e optando por levar o escritório para casa.

No entanto, esta ideia exige alguns cuidados com as instalações elétricas, uma vez que o uso de equipamentos eletroeletrônicos se intensifica e possíveis panes podem prejudicar o trabalho. Por isso, a SIL (www.sil.com.br) - fabricante de fios e cabos destinados às instalações elétricas com tensões até 1 kV (baixa tensão), preparou algumas dicas de como tornar um home office mais seguro e, consequentemente, mais eficiente.

Comece fazendo um levantamento, com profissional habilitado, das condições do sistema elétrico da residência, para que não haja sobrecargas. A revisão deve incluir desde o quadro de energia até as tomadas, passando por fiação e dispositivos complementares, como DR e DPS, que evitam choques e incêndios, elevando a proteção a pessoas e equipamentos.

“É o caso dos disjuntores, que protegem a instalação elétrica e a desligam se houver uma sobrecarga ou um curto circuito; o DR, dispositivo diferencial residual, que desliga a energia elétrica caso haja fuga de energia; e DPS, dispositivo de proteção contra surto de energia. O DR e o DPS são instalados no quadro de distribuição de energia, junto com os disjuntores”, explica Nelson Volyk, Gerente de Engenharia e Qualidade da SIL.

Qualidade dos produtos é essencial

Por questões de segurança, é preciso, ainda, verificar se o número de tomadas instaladas no ambiente é suficiente para atender às necessidades do profissional, como computador, impressora, telefone, televisor, DVD, equipamentos de comunicação, entre outros aparelhos de trabalho específicos para as diferentes profissões. Este aspecto é relevante, tendo em vista que não é recomendada a utilização de extensões ou benjamins, que favorecem a sobrecarga e os danos aos aparelhos.

Caso seja necessária a instalação de novas tomadas ou a execução de reparos nas instalações elétricas, é fundamental que sejam adquiridos produtos de qualidade, em conformidade com as normas de fabricação. “Marcas confiáveis não apenas oferecem mais segurança, como contribuem para a economia de energia elétrica”, afirma Volyk.

A contratação de eletricistas especializados é tão importante quanto atender às definições da norma NBR 5410 de "Instalações Elétricas de Baixa Tensão". Para que os requisitos técnicos desta norma sejam atendidos, é necessário que haja um projeto elétrico que especifique adequadamente os condutores, disjuntores e tomadas a serem utilizados, que também devem ser certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.