10/11/2025  09h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
03/09/2012 - 10h13
A cor da luz e seus efeitos
Cláudia Antonelli
 

Ao comprar uma casa ou apartamento, levamos em consideração diversos detalhes, como a decoração, a maneira que os objetos estão distribuídos e suas cores. Porém, uma das vertentes que, com certeza faz a diferença e contribui para melhorar o ambiente é a iluminação.

Hoje, a luz é considerada uma das principais etapas do projeto de arquitetura. Detalhes como: sombra, cores, formas, texturas e proporções devem formar uma harmonia entre si e, juntamente com isso, aspectos, como a sensação de relaxamento, bem estar, conforto e preferência de quem vai permanecer no espaço devem ser considerados para compor um projeto luminotécnico eficaz.

Para atingir todas essas expectativas, um dos elementos que devemos considerar ao montar um bom projeto de iluminação é a temperatura de cor. Ela é a aparência ou tonalidade de uma fonte de luz e sua forma de medição é em Kelvin (K). Lâmpadas com temperaturas de cor 3.000K são consideradas “quentes” e possuem um aspecto amarelado. Este estilo de iluminação é ideal para lugares aconchegantes, pois causam um efeito de relaxamento nas pessoas. Salas, dormitórios, espaços de lazer e conforto ficam excelentes com esta temperatura de cor.

Já as de 5.000K têm uma aparência azulada e, ao contrário das de 3.000K, são chamadas de “luzes frias”. Os modelos de lâmpadas que utilizam esta temperatura de cor são interessantes para lugares onde existe a necessidade de se executar uma tarefa, como, por exemplo, escritórios, cozinhas, lavanderias e áreas de serviço, já que induzem à concentração do indivíduo.

A combinação que dá certo

Outro fator para se considerar ao decorar ambientes é o uso da iluminação favorecendo as cores dos objetos. Um exemplo típico de como a junção desses elementos é importante é quando você observa um móvel em uma loja. Geralmente neste local, o móvel ou objeto é exposto com a iluminação adequada, mas nem sempre temos o mesmo tipo de iluminação em nossas casas. O mesmo móvel sob diferentes tecnologias luminotécnicas ou sob tonalidades diferentes, resultam em diferentes ambientações. Por isso, a escolha de uma lâmpada com temperatura de cor mais apropriada, com a coloração e a sensação que se deseja obter, é de extrema importância para um projeto luminotécnico agradável. Criatividade, bom senso e escolhas coerentes são as palavras chaves para atingir este objetivo.


Nota do Editor: Cláudia Capello Antonelli é formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Marketing e é gerente de Produto da OSRAM (www.osram.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.