15/11/2025  11h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
12/12/2004 - 18h11
Tolerância e respeito à diversidade religiosa
Danielle Gurgel - ABr
 

Estimular a tolerância e o respeito à diversidade religiosa no Brasil é o objetivo da cartilha "Diversidade Religiosa e Direitos Humanos" lançada nesta quinta-feira (9) pelo ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, em Brasília. "Queremos estimular essa tendência notável no Brasil do respeito à diversidade", afirmou o ministro.

A cartilha, que apresenta a pluralidade religiosa no Brasil, levou quase um ano e meio para ser concluída e contou com a colaboração de diversos segmentos religiosos. O material segue as orientações da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e do Programa Nacional dos Direitos Humanos. O assessor internacional da Boa Vontade, Danilo Parmegiani, considera que o Brasil deu um passo, com essa publicação, ao colocar como política de estado o incentivo ao diálogo intereligioso. "A Legião da Boa Vontade (LBV), que foi criada visando o ecumenismo sem restrições, sabe que a verdadeira paz depende de todos os religiosos trabalharem juntos".

Para o assessor da LBV, o Brasil sempre foi referência como um país que consegue conviver muito bem com a diversidade religiosa. "Há no Brasil alguns casos isolados de dificuldade no entendimento religioso, alguns exemplos de divergências, mas a convivência pacífica tem muito mais força", afirmou. O coordenador da cartilha, Fernando Couto, disse que "o papel do Estado é a promoção dos direitos humanos e que as religiões são promotoras dos direitos humanos na medida em que possam se tolerar e viver harmonicamente".

A publicação, que possui 40 páginas e tiragem inicial de 25 mil exemplares, foi fruto de um convênio entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e o Centro Popular de Formação da Juventude - Vida & Juventude. De acordo com o ministro Nilmário Miranda, a cartilha será reproduzida pelo Estado, mas também por meios eletrônicos, pelas próprias igrejas e por outras instituições interessadas. A distribuição é gratuita.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.