22/12/2024  22h31
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
06/05/2010 - 18h15
Tango eletrônico: que onda é essa?
 
 
Criado para atrair o público jovem, o tango novo, como também é conhecido, será testado pela primeira vez como categoria de dança no Mundial de Tango - Etapa Brasil

O tango originou-se em Buenos Aires no final do século XIX e desde então ganha novos seguidores em todo o mundo, inclusive no Brasil. Não é à toa que a procura por escolas de dança têm aumentado de forma significativa. Apesar de os latinos dominarem o ritmo, o tango é cada vez mais praticado entre os franceses, alemães e japoneses. Além de conquistar diferentes etnias, o gênero tem encontrado adeptos em uma faixa etária um pouco incomum. O tango renovou-se com o advento do estilo eletrônico e com isso passou a atrair e formar um novo público: os jovens.

Segundo Oldemar Teixeira, produtor do Mundial de Tango - maior evento do gênero - a dança vem se reciclando. "No tango eletrônico, a leveza coreográfica encontra-se com o espírito de improvisação dos jovens. Se formos avaliar, a juventude não aceita se prender a fórmulas. E isso contribuiu para a renovação na dança", afirma. O termo Tango Novo é mais conhecido pelos que praticam a dança, já que entre os que apenas costumam ouvi-lo, identificam-no como Tango eletrônico - fusão de sonoridades, em um mix harmonioso e perfeito entre o tradicional e o moderno. "Na dança, este estilo trouxe um novo ar com a introdução de movimentos ’fora do eixo’, leves e elásticos. Todos bem ao gosto da nova geração", comenta Teixeira.

E a prova de que o tango está em constante evolução, este ano será implementada a nova categoria na disputa do Mundial de Tango - Etapa Brasil, que acontece em Curitiba entre os dias 16 e 18 de julho. "Nessa etapa, será definido o Campeão Brasileiro em Tango Novo. Porém, o casal ganhador não concorrerá em Buenos Aires por tratar-se ainda de uma modalidade em disputa experimental", explica Oldemar. Curitiba será a sede oficial do campeonato e uma das Sub-Sedes Mundiais. "A cidade foi selecionada por ter sido avaliada como cidade neutra, cultural e ecumênica no panorama do tango brasileiro", afirma o produtor do evento.

Além da categoria Tango Novo, os casais que pretendem disputar o Mundial poderão se inscrever nas categorias salão e palco. O torneio qualifica os candidatos para o Campeonato Mundial, marcado para agosto, na capital argentina. Os dois pares vencedores serão oficialmente declarados Campeões Brasileiros e receberão como premiação Certificado Oficial, Taças de Campeão e acesso direto à competição em Buenos Aires. Também terão passagens aéreas e hotel pagos pela produção brasileira. Os interessados já podem se inscrever pelo site www.mundialdetango.com.br ou diretamente nas escolas de dança credenciadas. Tanto amadores como profissionais podem participar do campeonato.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.