26/12/2024  14h31
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
18/11/2004 - 20h08
19 de novembro - Dia Internacional do Xadrez
 
 

Na sexta-feira, dia 19, comemora-se o Dia Internacional do Xadrez. Reconhecido como esporte olímpico desde 1999, este jogo milenar vem conquistando a cada dia mais adeptos. No tabuleiro, reis, rainhas, cavalos e outras peças travam uma batalha pela conquista do território. O embate pode levar horas ou até dias e exige dos jogadores muita concentração e raciocínio lógico. Do primeiro movimento até o xeque-mate são mais de um bilhão de possíveis jogadas.

Visto pelos educadores como um excelente exercício para o cérebro, o xadrez além de trabalhar a imaginação, a memorização e o planejamento, também estimula valores como responsabilidade, disciplina e paciência. Atentas a todos os benefícios da prática deste esporte, algumas escolas de São Paulo oferecem o curso de xadrez a seus alunos.

Desde o ano passado, o colégio Pentágono, na unidade Alphaville, inclui o curso de xadrez como uma atividade extracurricular para as crianças do Fundamental 1, de 7 a 10 anos. O sucesso é tanto que as vagas para este semestre foram logo preenchidas. Não é difícil entender o porquê de tamanha procura. O segredo é a forma encontrada pela professora Renata Falcone Leal para apresentar aos alunos este novo esporte. Antes de aprender as regras, as crianças fazem "uma viagem no tempo". Com a ajuda de um pequeno castelo medieval, Renata narra a origem do xadrez. "Este jogo retrata a guerra entre dois povos. Ele foi criado, há centenas de anos, para mostrar às pessoas o que é a guerra e a necessidade de que ela não ocorresse mais. O Xadrez, na verdade, é um jogo para celebrar a Paz", ensina.

Depois da aula de história, as crianças colocam a mão na massa e criam seus próprios tabuleiros em argila. Rei, rainha e as outras peças podem ser substituídos pelos personagens que quiserem, criando "exércitos" personalizados. Ao longo do curso, as crianças desvendam os segredos deste esporte e aprendem desde os movimentos básicos até as jogadas clássicas e as diferentes estratégias. "O xadrez é como a vida. A cada jogo surge um novo desafio que leva a criança a se concentrar e buscar novas estratégias para vencer e também a aprender a lidar com a perda", compara Renata. Segundo ela, a prática do Xadrez permite inclusive que o lado emocional do aluno seja trabalhado. "Tem criança que joga muito na defensiva e outras que atacam demais. Através do xadrez, podemos buscar o equilíbrio entre estes dois lados", explica.

No Colégio Magno, o xadrez é um dos cursos extracurriculares mais procurados por alunos da 1ª a 8ª série. Além de ensinar as bases do jogo, o que inclui as regras e as principais estratégias, o curso busca especialmente o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Em alguns casos, até é indicado pela própria coordenação. O aluno Thomas, de 7 anos, está na 1ª série do ensino fundamental e já percebe os benefícios da prática deste esporte. Ele afirma que as aulas de xadrez melhoraram o seu desempenho em sala de aula. "Aprendi a ficar mais concentrado nas aulas e na hora de fazer as lições, e também consigo pensar melhor na Matemática.", conta.

Na Escola Stance Dual o ensino do xadrez inicia-se com crianças da educação infantil por meio de atividades lúdicas que já dão aos pequenos enxadristas as primeiras noções do esporte, como nomes das peças, suas posições e movimentos. Filmes e histórias contadas pela professora Sandra Guidi lançam as crianças no mundo dos reis, rainhas e castelos. Em um tabuleiro gigante, as crianças vestem fantasias e se transformam em peças do jogo. Ali, elas se tornam "guerreiras" e têm um objetivo claro: criar estratégias para vencer.

"A partir do pré-primário, os alunos estão aptos a compreender o objetivo do jogo e já se percebe que eles começam a incorporar as principais armas da vitória que são a reflexão, a estratégia e a observação", conta Sandra. "O crescimento do poder de atenção, da concentração, do pensamento lógico, a antecipação de situações e a valorização do respeito às regras, são alguns exemplos dos benefícios da prática enxadrista", completa a professora.

Nessa escola, o xadrez faz parte da grade curricular desde a Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Fundamental. Depois disso, a disciplina passa a ser optativa, mas nem por isso perde seus adeptos na Stance Dual.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.