15/11/2025  13h15
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
30/10/2004 - 06h14
Construindo a gestão sustentável
Ercy Pereira Torma - Pauta Social
 

O mundo, neste início de século, apresenta um quadro preocupante quanto ao crescente desperdício das reservas de água doce, que são fundamentais para a existência da vida e para o desenvolvimento humano. Sem a água não haverá globalização, crescimento sustentável, distribuição de riquezas, eliminação de doenças e da miséria, entre outras necessidades da humanidade. É essencial que se defina, com presteza, uma política de gestão sustentável dos recursos hídricos, evitando que nos aproximemos dos limites de uma tragédia.

As soluções para os crescentes problemas relacionados com o multiuso das águas, em escala mundial, devem levar em conta um conjunto de aspectos sociais, econômicos e ambientais. Estas são algumas das questões que preocupam o mundo e que integram a programação da segunda edição do Fórum Internacional das Águas - A Vida em Debate, confirmada para o período de 9 a 13 de novembro em Porto Alegre (RS), mais uma vez sediando um grande evento.

A Associação Riograndense de Imprensa, ciente de sua responsabilidade social, oferece um encontro propositivo que contribua para a mudança de comportamento de nossa sociedade. Enquanto em várias partes do mundo são buscadas alternativas para superar o flagelo da falta de água potável, o Brasil ainda tem tempo para salvar seu patrimônio hídrico e aprender a usar de forma adequada suas reservas de água.

O Fórum Internacional da Águas conta com a participação efetiva de 13 ministérios e vários organismos do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da Organização das Nações Unidas (ONU) e das mais importantes entidades ambientalistas em nível mundial.

Estão confirmadas presenças de alto significado, como a do ex-presidente de Portugal Mário Soares, a senhora Danielle Miterrand que preside a Fundation Liberatión, além dos dirigentes da Fundação Nova Cultura da Água, que congrega 80 universidades européias, e do Tribunal das Águas de Valência, com 1.044 anos de existência, entre outras organizações, personalidades e jornalistas de vários países.

O Fórum Internacional das Águas, com o tema central Construindo a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, é uma contribuição que a Associação Riograndense de Imprensa entende valiosa em seu significado de inserção no processo de promoção da qualidade de vida e que ilustra o compromisso da entidade com o exercício da cidadania. Dizer que a ARI estivesse resumida aos seus compromissos internos de representação setorial seria desconhecer a grandeza de todos aqueles que, em seu tempo e em sua dimensão humana, sonharam muito mais do que a própria defesa de seus interesses pessoais.


Nota do Ediror: Ercy Pereira Torma é jornalista, presidente da Associação Riograndense de Imprensa.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.