15/11/2025  15h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
25/10/2004 - 09h06
Na Itália, trinta anos de gravação de espíritos
 
 
Com um rádio de válvulas, usado na freqüência de ondas curtas, um comerciante de Grosseto capta vozes de pessoas que já morreram. Suas pesquisas e trabalhos foram apresentados em Brasília, no Fórum da LBV, pelo expert no tema Paolo Presi.

Paolo Presi, perito industrial no setor da aeronaútica e especialista no estudo da Psicofonia/Metafonia há mais de trinta anos, estuda de perto o trabalho que vem sendo desenvolvido por Marcello Bacci em uma pequena cidade da Itália Central. Presi apresentou suas conclusões no Fórum Mundial Permanente Espírito e Ciência: "Após anos de pesquisa sobre a transcomunicação, sei que não se trata apenas de um fenômeno físico na freqüência do rádio, como se acreditou até agora, mas sim de uma manifestação em grande parte dependente da mediunidade de Bacci", afirmou o pesquisador italiano.

Marcello Bacci começou a captar vozes em um aparelho de rádio bastante antigo, ainda a válvulas. Seu trabalho começou a ser reconhecido pela comunidade local, mais tarde por pesquisadores. Em um dos momentos do trabalho de Bacci, um físico presente ao experimento sugeriu que fossem feitas algumas alterações no processo, como a mudança de faixa no rádio ou a mesmo a retirada das válvulas. Nada disso alterou a transmissão, "o que comprova que o fenômeno não depende do equipamento propriamente dito, mas da situação mediúnica no local. O aparelho acaba funcionando como um receptor de uma sonoridade que é modificada pela inteligência comunicante, mas o fator catalisador do fenômeno não está em sua composição mecânica/eletrônica", enfatiza Presi. Ele reforçou sua tese informando que tem havido uma melhora progressiva na qualidade das transmissões, mesmo que o equipamento permaneça o mesmo há anos.

A maior parte das pessoas que procura Marcello Bacci no Laboratório de Pesquisas de Transcomunicação em Grosseto (Itália Central), querem receber notícias de entes familiares. Alguns casos foram relatados por Presi. Entre essas pessoas, a maior parte é de mães que buscam comunicação com filhos que já morreram: "Mãe, aqui é Maximiliano. Estou bem. Não é maravilhoso?", afirmou um deles para a surpresa de Ilda, que foi até Bacci, mas não se identificou ou deu detalhes sobre sua vida. "Cheguei cheia de dúvidas, agora sei que é verdade".

O grande resultado desse trabalho de Bacci é a mudança de atitude dos que experimentam o contato. "A primeira vez que escutei a voz do meu filho foi um choque. Reconheci de imediato, mesmo antes de ele se identificar, com todas as pequenas particularidades do seu jeito de falar. A cada vez que o ouço, minha vida se renova" diz com um largo sorriso, uma dessas mães.

O objetivo de Paolo Presi é mostrar a autenticidade desses fenômenos que reforçam a tese de que a morte não é o fim de tudo. "Trata-se de um fenômeno natural que, apesar de causar uma emoção inevitável, deve ser encarado com a perspectiva de um reencontro, mais cedo ou mais tarde".

Paolo Presi é responsável pelo Departimento Voci Paranormali del Il Laboratorio di Ricerca Interdisciplinare Biopsicocibernetica, de Bologna e, junto com Daniele Gullá, especialista em eletroacústica, desenvolve há três anos estudos com sistemas informatizados de última geração. Seus trabalhos já evidenciam a freqüente presença de anomalias eletroacústicas que permitem diferenciar vozes paranormais das vozes humanas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.