27/12/2024  22h26
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
20/09/2004 - 07h27
Torben vence o Match Race Brasil de Ilhabela
João Pedro Nunes, Doro Jr e Guto Francischini
 
O bicampeão olímpico da classe Star, terminou invicto a competição.
 
Gonzalo Arselli 
  Tripulação de Torben faz a festa no pódio.

A tripulação comandada pelo velejador Torben Grael conquistou neste domingo à tarde o título invicto da segunda etapa do Match Race Brasil, competição barco contra barco, disputada em Ilhabela, no litoral Norte de São Paulo. O bicampeão olímpico da classe Star terminou invicto a competição, com 100% de aproveitamento. Foram 11 vitórias em 11 regatas, num verdadeiro show do velejador campeão de 2003 e vencedor da primeira etapa de 2004, também invicto, realizada em junho, em Búzios (RJ). A última etapa está prevista para o período de 18 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro.

Depois de eliminar a equipe de Alan Adler nas semifinais por 2 a 0, a tripulação de Torben venceu na final o time de André Bochecha Fonseca também por 2 a 0. Apesar da superioridade do campeão, a decisão não foi fácil. Na segunda regata das finais, por exemplo, a vitória só foi garantida nos últimos 200 metros, quando Grael conseguiu ultrapassar o barco de Bochecha, aproveitando um problema com a vela balão do líder. Na decisão do terceiro lugar, Daniel Glomb venceu Alan Adler por 2 a 1.

"Os concorrentes estão melhorando a qualidade técnica em match race e a tendência é encontrarmos cada vez mais dificuldades. Por isso, é muito bom comemorar mais uma vitória", comentou Torben, que soma 22 vitórias seguidas neste ano. "Eu e o Marcelo Ferreira também estamos cansados pela seqüência de competições desde a Olimpíada e não foi fácil chegar até aqui."

Torben procurou, mais uma vez, dividir o sucesso com os integrantes de sua tripulação. "Minha equipe é maravilhosa. Ela cometeu poucas falhas e o resultado disso foram boas atuações", lembrou o comandante, que, apesar dos elogios, é conhecido pelo rigor com que dirige o barco. "Às vezes, a gente passa um pouco da medida, mas o pessoal está acostumado."

Ganhador do prêmio de R$ 20 mil pelo primeiro lugar, Torben teve a companhia do tático Marcelo Ferreira e de tripulantes experientes como Clínio de Freitas e Kiko Pellicano, ganhadores de medalha de bronze na Tornardo ao lado de Lars Grael em Seul e em Atlanta, respectivamente.

Quem fez parte da equipe campeã também foi Isabel Ficker, que foi a comandante do barco vencedor da Nívea Sun Match Cup. "Fiquei muito feliz com as duas vitórias. Estou aprendendo muito e é um privilégio enorme estar na tripulação de Torben", comentou a velejadora paulista, de 20 anos, campeã mundial da classe 420 ao lado de Laura Zanni. "Dentro do barco, é um grande aprendizado ver o que ele sabe."

PROFESSOR GRAEL - André Bochecha Fonseca, velejador olímpico da classe 49er, comemorou o segundo lugar como se fosse o título. "Perder para o Torben é uma grande honra, além de ser sempre um grande aprendizado", observou o catarinense radicado em Porto Alegre, de 26 anos. "É um prazer velejar contra ele, que é um verdadeiro professor de vela no Brasil. Me sinto o primeiro colocado entre os participantes normais."

Velejador mais premiado de toda a história olímpica e maior ganhador de medalhas do Brasil nos Jogos, com cinco conquistas em seis participações, Torben Grael vive um momento muito especial na carreira. Aos 44 anos, o velejador paulistano radicado em Niterói tem planos ousados e convites irrecusáveis.

Torben será, por exemplo, o comandante do Brasil 1, o primeiro barco nacional a participar da Volvo Ocean Race, a maior regata de volta ao mundo, que terá a largada em novembro de 2005, na Espanha, e chegada em junho de 2006, em porto ainda a ser definido, na Europa (provavelmente na Rússia).

Ele tem outros dois convites espetaculares no mundo da vela. Um para integrar a tripulação do Alinghi, embarcação suíça na defesa do título de campeão da America’s Cup, na Espanha, e outro para voltar a fazer parte do Sindicato Prada, da Itália, na disputa da Louis Vuitton Cup, seletiva para a America’s Cup. Os dois convites resumem o sucesso de Torben e poderiam ser comparados simplesmente como um chamado da Ferrari para um piloto disputar a Fórmula 1.

Torben deverá definir em breve o seu calendário e, conseqüentemente, as definições dos convites. "A escolha entre o Alinghi e o Prada não será apenas financeira. Tem muitas outras coisas envolvidas como a posição na tripulação e a possibilidade de tomar decisões", comentou o velejador, que ganhou no início de setembro o Campeonato Brasileiro de Star, em Brasília, ao lado de seu fiel escudeiro e proeiro Marcelo Ferreira.

Resultados das semifinais

Torben 1 x 0 Adler
Adler 0 x 1 Torben

Fonseca 1 x 0 Glomb
Glomb 0 x 1 Fonseca

Resultados das finais

Torben 1 x Fonseca
Fonseca 0 x 1 Torben

Resultados da decisão do bronze

Adler 0 x 1 Glomb
Glomb 0 x 1 Adler
Adler 0 x 1 Glomb

Classificação final da Segunda etapa

1- Torben Grael, 10 pontos
2- André Fonseca - 8
3- Daniel Glomb - 6
4- Alan Adler, 5
5- Robert Scheidt, 4
6- Maurício Santa Cruz, 3
7- João Signorini, 2
8- Santiago Lange, 1

Classificação geral após duas etapas

01 - Torben Grael, 20 pontos
02 - André Fonseca, 11
03 - Alan Adler, 9
04 - João Signorini, 8
       Maurício Santa Cruz, 8
       Torkel Borgstrom, 8
07 - Daniel Glomb, 7
08 - Robert Scheidt, 4
09 - Gustavo Lima, 2
10 - Santiago Lange, 1

O Match Race Brasil é uma realização da Vela Brasil, com supervisão da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM) e apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela e do Yatch Club de Ilhabela. O patrocínio é da Vivo, Motorola, UBS, Nívea Sun, Varig, Brasken, Volvo e Agfa.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.