21/04/2025  10h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
16/09/2004 - 06h03
Destaques olímpicos disputam Match Race Brasil
João Pedro Nunes
 
Competição reúne pela primeira vez os atletas que representaram o país em Atenas.

Pela primeira vez depois dos Jogos da Grécia, os destaques olímpicos da vela brasileira estarão novamente reunidos. Eles serão a atração da segunda etapa do Match Race Brasil, competição barco contra barco, que será disputada de quinta-feira (16) a domingo (19), em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Os bicampeões olímpicos Torben Grael e Marcelo Ferreira, da classe Star, e Robert Scheidt, da Laser, estão confirmados, assim como Joca Signorini (Finn), André Bochecha Fonseca e Rodrigo Link (49er), Maurício Santa Cruz (Tornado) e Fernanda Oliveira e Adriana Kostiw (470).

A competição, disputada em quatro Bénéteau 40.7, vai reunir ainda grandes ídolos do esporte, campeões que também brilharam em outras edições olímpicas como Marcos Soares, tático de Santa Cruz, e Eduardo Penido, tripulante do comandante Alan Adler. Soares e Penido foram campeões no 470 na Olimpíada de Moscou, em 1980. Estão confirmados ainda Clínio de Freitas e Kiko Pellicano, no barco de Torben Grael. Os dois ganharam medalhas de bronze ao lado de Lars Grael na classe Tornado em Seul/88 e Atlanta/96, respectivamente. O próprio Lars Grael irá competir nesta quinta-feira. O secretário do Estado de São Paulo da Juventude, Esportes e Lazer fará parte da equipe de Alan Adler.

A reunião de tantos medalhistas olímpicos e mundiais transformam o Match Race Brasil numa verdadeira festa, digna do esporte que mais conquistas obteve na história da participação brasileira nos Jogos. A vela soma 14 medalhas olímpicas, sendo seis de ouro, duas de prata e seis de bronze. Só como um exemplo da força do iatismo nacional basta lembrar que o Brasil ganhou 76 medalhas - 16 de ouro - em todos os esportes.

Em Ilhabela, a tripulação de Torben Grael, campeão do ano passado e vencedor da primeira etapa de 2004, disputada em junho, em Búzios, vai tentar manter a invencibilidade na competição. Ao lado de Marcelo Ferreira, seu tático, Torben é considerado mais uma vez favorito. "Tenho uma tripulação fantástica, que veleja muito bem. E tenho a meu favor a experiência de ter disputado duas America’s Cup, que tem um formato de disputa semelhante", lembra. "Esta competição é fantástica no sentido de divulgar a vela."

Os outros comandantes em Ilhabela serão Alan Adler, campeão mundial de Star e medalha de prata na J24 no Pan-Americano de Santo Domingo; Robert Scheidt, bicampeão olímpico e heptacampeão mundial de Laser; João Joca Signorini, campeão brasileiro de Finn; André Bochecha Fonseca, bicampeão mundial de Snipe Júnior e velejador olímpico da 49er; Daniel Glomb, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano de Soling; Maurício Santa Cruz, campeão mundial de Snipe e prata na J24 em Santo Domingo; e o argentino Santiago Lange, tricampeão mundial de Snipe e campeão mundial e medalha de bronze em Atenas na Tornado.

Novidades - A participação de uma tripulação estrangeira, a disputa da Nivea Sun Match Cup (competição feminina) e a realização de uma regata Pro-Am, reunindo profissionais e amadores, são algumas novidades do evento, que tem o objetivo de popularizar o esporte e atrair a atenção da grande mídia. Por isso, o torneio tem regras simples, regatas curtas e é disputado perto da costa para facilitar o acompanhamento do público.

As comandantes dos Skipper 21 serão Isabel Ficker, Isabela Malpighi, Caroline Bejar e Fernanda Oliveira. Já o Pro-Am será uma regata de flotilha, reunindo os quatro Bénéteau, no sábado à tarde, com as tripulações formadas por três profissionais e sete ou oito amadores convidados.

O sistema match racing é muito simples. É barco contra barco, num confronto direto. Todas as decisões, inclusive protestos, são tomadas na hora. As oito equipes vão brigar pelos R$ 40 mil em prêmios por etapa (serão R$ 120 mil no total). As tripulações vão treinar na raia de competição a partir das 9 horas desta quinta e as regatas começam por volta das 14 horas, dependendo das condições de vento e de montagem das bóias. Estão previstos confrontos tanto na Nivea Sun Match Cup quanto no Match Race Brasil.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.