23/12/2024  07h37
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
17/05/2007 - 16h06
Voar de balão não é brincadeira!
 
 

Os Pilotos mais experientes do Brasil e do mundo vão conduzir seus coloridos Balões no 1º Open Brasil de Balonismo em Rio Claro (SP). Profissionalismo e precisão darão o tom do campeonato que será realizado entre 20 e 24 de junho

Desde os primeiros vôos, já em 1709, pelo brasileiro Bartholomeu de Gusmão, o homem não parou mais de alçar vôos coloridos. O balonismo é brincadeira séria, de gente grande que respeita os limites da natureza: temperatura, ventos, altitude...

No 1º Open Brasil de Balonismo, primeiro campeonato aberto realizado no país, todos os critérios técnicos internacionais serão aplicados. Uma oportunidade para os pilotos brasileiros que ainda não competiram fora se adequarem ao nível técnico internacional do esporte.

Mas o que é, o que é um Balão?

O balão é uma aeronave composta de um envelope, que é a parte inflável, feito de nylon especial anti-inflamável - o globo colorido que vemos no céu. Ele é costurado em gomos e há uma abertura na sua parte superior, coberta por um sistema de pára-quedas, que ao controle do piloto, permite a saída de ar quente, fazendo o balão descer. Um cesto de vime é pendurado a este globo por cabos de aço. No cesto, vão o maçarico e os cilindros de gás propano que irá aquecer o ar interno no balão, fazendo com que ele suba. Antes de o balão sair do solo, um enorme ventilador o infla com ar frio e, então, o maçarico inicia o processo do aquecimento até que o envelope fique mais leve que o ar e comece a subir.

Em média, são utilizados 45 kg de gás propano por hora para manter o balão voando, variando o consumo de acordo com as condições do tempo, como temperatura e os ventos, e do vôo. Numa competição, como o 1º Open Brasil de Balonismo, os balões saem com combustível suficiente para até 3 horas de vôo e podem voar em altitudes de até 10 mil pés (aproximadamente 3 mil metros). O balão se desloca horizontalmente na velocidade dos ventos, normalmente até 10 nós próximo ao solo, chegando a atingir até 15 ou 20 nós em camadas mais altas, ou seja, a até 40 km por hora.

Cai, cai balão aqui na minha mão...

... Só em cantigas de roda. Se não houver vento em algum momento o balão não cai, ele continua flutuando já que é o ar quente que o sustenta. O balão é o meio de transporte aéreo mais seguro que existe, segundo estatísticas aeronáuticas. O piloto usa luvas e blusa de manga longa para se proteger do calor do maçarico e do sol, além de capacete para pousos com ventos mais fortes. Entre os equipamentos levados a bordo do cesto estão o GPS, mapas da região de vôo, altímetro (que mede a altitude), variômetro (indica a variação da velocidade de subida e de descida), celular e rádio aeronáutico - equipamento obrigatório exigido pela Aeronáutica para coordenação de rotas de aeronaves. E mais, há uma equipe de apoio em terra em comunicação constante com o piloto, fornecendo informações como perfil de vento nas proximidades dos alvos e mudanças de condições climáticas.

O que era doce se acabou! Não ...

O processo do vôo não se encerra quando o balão retorna ao solo. Todas as ocorrências desse vôo são registradas e servem para avaliação da performance dos pilotos durante as competições, estudos, estatísticas e aprimoramento do piloto e do esporte. O balão, como outras aeronaves, é recolhido e passa por revisões periódicas e reparos sempre que preciso para garantir as condições de segurança de vôo.

Vamos brincar de pilotar balão!

Ao completar 18 anos, já se pode tirar uma licença de piloto de balão de ar quente, que é emitida pela ANAC, após o candidato cumprir pelo menos 16 horas de vôo com um instrutor. A habilitação ou brevê tem validade internacional. Leia mais dicas sobre como começar no balonismo no site www.balonismonoar.com.br. Mas quem quer somente deleitar-se com a visão de muitos balões coloridos é só ir a Rio Claro e acompanhar as peripécias dessas lúdicas aeronaves que povoarão por alguns dias os céus da cidade azul.

1º Open Brasil de Balonismo
Realização: Secretaria de Turismo de Rio Claro, Prefeitura Municipal e ARACÊ Projetos e Eventos. Fornecedora Oficial do gás propano para os balões: ULTRAGAZ. Apoio: IAG Jr.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
31/12/2022 - 07h24 Medo de aprender a nadar pode atrapalhar diversão
25/12/2022 - 06h45 Stock Car: os outros heróis de 2022
08/12/2022 - 05h28 Stock Car anuncia praças do calendário para 2023
25/11/2022 - 05h33 Campanha para arrecadar chuteiras
19/10/2022 - 05h55 Stock Car terá novo regulamento para pit stops
13/10/2022 - 06h08 Stock Car anuncia calendário 2023 com 12 datas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.