13/09/2025  10h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arte e Cultura
21/07/2004 - 10h00
Um guia para viver melhor
 
 
 
Divulgação 
  Manual do Bem-Viver - Conselhos para uma Vida Integral.

Antoine Stauder formou-se arquiteto, em Paris, mas é com a construção do ser humano que ele se preocupa há muitos anos. No livro "Manual do Bem-Viver - Conselhos para uma Vida Integral" (Editora Ágora), Antuán, como gosta de grafar seu nome no Brasil, se dedica a provar que viver é muito bom. Bem-humorado, ele convida o leitor a dar mais atenção ao modo que vive e usa a sua própria experiência, pessoal e profissional, para mostrar os caminhos para uma saúde plena.

"No início, o professor da mudança muitas vezes é a disciplina: meditar com regularidade, escolher bem o alimento de cada dia e nutrir-se de idéias generosas e sábias em livros, cursos. Uma dica: torne-se um discípulo apaixonado de mestres vivos. Mas, uma vez iniciado seu próprio movimento, despeça-se deles com todo o carinho e gratidão e cresça pelo prazer", afirma o autor.

O livro, de 136 páginas, é uma coletânea dos artigos escritos pelo autor para o Guia Lótus, publicação de Brasília voltada para o público alternativo. Os conselhos, alguns ousados e polêmicos, são frutos de vasta experiência em terapia psicossomática, com uma visão holística da vida e da saúde. Entre outros cursos, Antuán aprendeu e fez: butoh, shiatsu, medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa e biodança.

O autor deixou o cargo de professor na faculdade de arquitetura de Paris em 1981 para acompanhar a então esposa chilena em uma incursão pela América Latina. Foram um ano e dois meses de viagem em um trailer - México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Equador, Colômbia, Peru e Chile - pregando o "bem-viver", fazendo massagens e ensinando medicina natural.

No Chile, em 1982, Antuán pode pôr em prática os conhecimentos de arquitetura. A convite do governo, ele dirigiu projetos de moradias econômicas: "Desenvolvi uma técnica que utilizava madeira e barro industrializado, produzindo ’casas instantâneas’ de boa qualidade." Depois de seis anos, ele rumou para o Brasil, mais especificamente para Brasília, aonde vive há 16 anos.

Veja alguns conselhos do autor:

- Liberte-se dos estresses inúteis (sabotagem do corpo e das emoções). De vez em quando pare tudo. Pare para pensar. Pare até de pensar! Se deixe flutuar, fluir, ser.

- Evite os alimentos que apodrecem até quando deixados sozinhos, como carne, queijo e ovos (evidentemente você pode incorrer em algumas exceções esporádicas). Mas observe que o arroz integral e os legumes ficam bons por muito mais tempo. São eles que nos dão uma energia mais limpa.

- O corpo é o primeiro degrau. Se nos portamos bem, superamos qualquer bactéria. O bicho vai acabar sendo dominado. O micróbio acaba adoecendo e nos curamos. Se você usa um antibiótico, vai depender dele para sempre. Bem melhor é fortalecer sua faculdade de crescer.

- Comece a ouvir seu coração. Escute essa voz. É seu verdadeiro caminho. Pouco a pouco você mudou de lugar, de trabalho, de país, de amigos. Você é recém-nascido, mais e mais uma vez - sua força é seu grito, sua beleza.

O Autor

Antoine Stauder passou a infância em Strasburgo, Alsácia, na fronteira com a Alemanha. Em 1974, formou-se em Arquitetura em Paris. Fez pós-graduação em medicina chinesa com o professor Michio Kushi, em Boston, nos Estados Unidos, de 1974 a 1980. Nesse período, foi tradutor de Kushi em seminários e mais de mil consultas na França, Suíça, Bélgica e Áustria.

Aprendeu shiatsu com Shizuto Masunaga. Fez workshops de teatro experimental com Bob Wilson de Nova York e Tanaka Min, da línea do Butoh japonês. Estudou massagem e filosofia em 1979 na Índia. Convidado a lecionar na Universidade de Paris aos 23 anos, desenvolveu trabalho corporal de sensibilização de futuros arquitetos. Fez construções para os governos do Marrocos e do Chile.

Viajou para Brasília em 1988 a convite de psicoterapeutas. Ensinou shiatsu, medicina ayurvédica, iridologia, saúde natural, tantra e sonhoterapia. Freqüentou o curso de biodança, uma técnica corporal para abordar o desenvolvimento humano. Atualmente, ensina na ETNA, escola de terapias naturais em Brasília. É colunista da revista Guia Lótus e faz periodicamente um trabalho de interpretação de sonhos ao vivo na Rádio JK e TV Brasília.

Livro: Manual do Bem-Viver - Conselho para uma Vida Integral
Autor: Antoine Stauder
Editora: Ágora
Preço: R$ 24
Páginas: 136 páginas

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARTE E CULTURA"Índice das publicações sobre "ARTE E CULTURA"
26/11/2022 - 07h05 Erasmo Carlos e as várias formas de amar
08/08/2022 - 05h46 Sesc Argumenta recebe inscrições até o dia 21
08/06/2022 - 06h11 Flip deste ano será realizada entre 23/11 e 27/11
09/04/2022 - 06h45 Dia da Biblioteca (9)
27/11/2021 - 05h17 Duo Siqueira Lima na  Cripta da Catedral da Sé
19/11/2021 - 05h41 Cripta da Catedral da Sé recebe SPSC neste sábado
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.