Página Anterior Página Inicial
Ano 2 - Nº 18 - Ubatuba, 14 de Março de 1999
Próxima Página
· Máximas e Mínimas
    Ricardo Yazigi
    ryazigi@iconet.com.br

O Pensador - 1880 - Auguste Rodin

Dizem que todos nós, somos no fundo, metidos a filósofos. Com esse espírito o ser humano sempre valorizou as frases de efeito e os provérbios populares, dando a eles, às vezes, importância em demasia. Por causa disso muita gente já acordou imaginando em um dia inventar uma frase que poderia entrar para a história. Afinal, muitas celebridades foram eternizadas apenas por criar uma única frase.

Mas parece que de todas as celebridades, as que mais se destacam nesta área, são os jogadores e dirigentes de futebol.

Geralmente sem cultura alguma, mas sempre requisitados para expor suas opiniões para a impressa escrita e falada, procuram a sofisticação afim de impressionar seus fãs e acabam saindo com pérolas como essas: "- Clássico é clássico e vice-versa."; "- No México é que é bom, lá a gente recebe semanalmente de quinze em quinze dias."; "Comigo ou sem migo, venceremos no domingo."; "Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, no vôo 619 da Varig..."; "Meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correta: deu um passo à frente..."; "O difícil, vocês sabem, não é fácil.".
Mas existem também, frases e provérbios famosos vindos da sabedoria popular, que refletem o caráter otimista ou pessimista de um povo, para a mesma situação. Um exemplo típico é o provérbio americano que diz que depois da tempestade vem a bonança, o mesmo provérbio tem outra versão para os soviéticos, a de que depois da tempestade vem a inundação. Duas visões antagônicas do mesmo tema, que nos provam que os provérbios podem não ser universais.

Entretanto o que mais diverte é a variação bem humorada em cima de um provérbio. Quem não conhece o famoso: "Mais vale um pássaro na mão que dois voando", que foi ironizado pelo célebre Barão de Itararé, um dos maiores humoristas de todos os tempos: "Mais vale dois marimbondos voando que um na mão.", e que a sagaz sabedoria popular, que não perdoa, criou sua versão maliciosa: "Mais vale um na mão que dois no sutiã."

As frases e provérbios famosos são importantes para o dia a dia do ser humano, seja ele político ou anônimo, pois muitas vezes dão credibilidade ao discurso, seduzindo as pessoas que estão acostumadas às verdades prontas. É importante entretanto, que se tome cuidado com o que se vai dizer, e não sair por aí citando a esmo qualquer frase famosa, apenas com o intuito de impressionar alguém, pois como diria o grande Millôr Fernandes: "Jamais diga uma mentira que não possa provar."Fim do texto.

    Conheça Ubatuba clicando aqui.  Conheça Ubatuba
  Página Anterior Página Inicial
Ano 2 - Nº 18 - Ubatuba, 14 de Março de 1999
Próxima Página
Copyright © 1997-1999, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.