26/11/2024  19h30
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Gastronomia
15/03/2006 - 05h13
Cozinha inoxidável
Minas Kuyumjian
 

É claro que existem panelas dos mais variados materiais, cada uma adequada a diferentes usos em forno e fogão: cerâmica, barro, vidro, ferro fundido, ferro ágate, e - as mais comuns - de alumínio. Não é nada aconselhável que toda uma cozinha seja montada com panelas de um único material - já que cozimentos e assamentos diferenciados exigem utensílios dotados de características diferenciadas. Todas são boas em suas aplicações específicas, desde que produzidas dentro de padrões mínimos de qualidade. Entretanto, numa cozinha planejada para o dia-a-dia, e sem altos vôos culinários, por vários motivos as panelas de aço inoxidável se revelam as ideais.

"Visite a nossa cozinha". Botecos costumam colocar o adesivo na parede por ironia, mas os bons restaurantes nem precisam apelar para convites desse tipo. Entre numa cozinha industrial ou na de um restaurante de grife: você vai ter a impressão de que está numa UTI. Limpeza absoluta, ambiente nitidamente confiável - e o brilho quase antisséptico do aço inoxidável por toda parte: pias, fogões, fornos, panelas, bancadas, coifas, utensílios. Na cozinha doméstica, nem precisa tanto - mas vale a pena considerar alguns pontos importantes que juntam praticidade, durabilidade e mesmo um visual tão atraente que até parece resultado de decoração planejada.

O primeiro passo é, na hora de comprar elementos para sua infra-estrutura culinária (por mais simples que seja), resistir ao pensamento impulsivo: "Inox? Que caro! Melhor escolher algo mais barato!" De fato, a economia imediata é sempre tentadora a ponto de as pessoas se esquecerem de que o barato sai caro. Exemplo: por uma série de vantagens inquestionáveis, é preferível comprar três panelas de inox do que seis ou sete convencionais, assegurando-se de que terá produtos intactos para o resto da vida. Depois, aos poucos e conforme as condições psicológicas de seu bolso, vá enriquecendo o acervo. E o segundo passo é escolher panelas, baixelas e utensílios feitos com inox espesso e de marcas nacionais conceituadas, pois existem produtos até importados que não apresentam a qualidade ideal e cativam pelos preços um pouco mais baixos.

AVALIANDO UTENSÍLIOS DE INOX

• Muito caro - Pode ser, mas não é, se for considerado o fator custo/benefício. Utilizados com os devidos cuidados, os utensílios de inox são higiênicos, não se deformam, não mancham, não enferrujam e não interferem com as propriedades dos alimentos.

• Difícil de limpar - Ao contrário, é muito fácil porque sua superfície tem pouquíssima porosidade (veja as dicas reproduzidas abaixo).

• Fácil manuseio - Se você já teve ou tem utensílios de cozinha esmaltados, de alumínio fino, feitos de vidro ou de argila, sabe que lascam, se quebram ou se deformam com facilidade. O inox não é assim. Não lasca porque as superfícies fazem parte do material, não quebram ou se deformam porque o material, enfim, é aço (mas nem por isso você vai ficar atirando utensílios de inox pelas paredes).

• Armazenamento - Estamos acostumados a guardar ingredientes e comida na geladeira ou no freezer em travessas e potes de plástico ou de vidro. Neste ponto, o inox tem a vantagem adicional de, sendo metálico, esfriar e voltar à temperatura ambiente com muito mais rapidez.

DICAS DE LIMPEZA E USO

• Para lavar o inox, bastam sabão ou detergente comum e água. Seque tudo com pano macio para evitar marcas d´água. O uso convencional da máquina de lavar louças também é recomendado.

• Nunca use esponja de aço comum para limpar inox. Ela arranha as partes polidas e deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.

• Para limpar as pias de inox, use sabão ou detergente neutro com um pano macio ou esponja de náilon.

• Use chama média ou baixa ao cozinhar e mantenha a panela de inox no fogo apenas o tempo necessário. Mexa com uma colher os alimentos que tendem a grudar no fundo.

• Panelas de inox, só com fundo triplo. E, se está acostumado com panelas de outros materiais, vai precisar refazer seus cálculos de tempos de cozimento - sempre por tentativa-e-erro.

• Para eliminar alimentos queimados ou gorduras deixe o utensílio de molho em água morna com um pouco de detergente. Depois lave também com água morna usando sabão e esponja de náilon. Esfregue na direção do polimento.

• Por sua capacidade de reter calor, o aço inox facilita o desempenho do forno, economizando energia. Mas lembre-se: o inox que vai ao forno deve estar sempre untado. Para lavar, água morna e detergente comum.

ESPECIAL: FACAS

Toda faca de aço inoxidável perde o fio com facilidade, de maneira que é preciso fazer amolação constante com um fusil (aquele "pino com cabo" que os açougueiros usam) - e, de vez em quando, refazer o fio num amolador de rebolos, elétrico ou manual. Cuide também de não cortar alimentos sobre superfícies muito rígidas, e evite que o fio da faca seja pressionado além do alimento fatiado (cuidado, aliás, que deve ser observado com qualquer tipo de faca).

Informações obtidas junto ao Núcleo Inox (Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável). Site: www.nucleoinox.org.br. E por experiência própria.


Nota do Editor: Minas Kuyumjian é colunista da seção Iscas Culinárias do site www.lucianopires.com.br, jornalista, poeta e escritor. Cursou Filosofia na USP. Nascido em São José do Rio Preto (SP).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GASTRONOMIA"Índice das publicações sobre "GASTRONOMIA"
15/12/2022 - 05h53 Natal holandês
24/04/2022 - 06h16 Dia do Churrasco (24/04)
13/11/2021 - 05h11 Super trufa de chocolate sem açúcar
31/10/2021 - 06h29 Bolo strudel de maçã com canela anti-ansiedade
28/03/2021 - 06h29 Costelinha suína: a queridinha dos churrasqueiros
04/03/2021 - 06h06 Tábua de frios
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.