22/04/2025  11h09
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arte e Cultura
06/03/2006 - 09h04
Bienal promove a união de livros e internet
 
 

De lançamentos que questionam a autenticidade de textos atribuídos a escritores famosos ao uso da internet como ferramenta de ensino e de vendas, editoras apresentam os lançamentos sobre a rede mundial de computadores

Contrariando a tese de que a internet é inimiga dos livros, editoras que participam da 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo mostram como a rede mundial de computadores pode ser uma grande aliada tanto como um canal de vendas, quanto para novas concepções de livros, como é o caso dos e-books. Tudo isso sem falar nas diversas obras sobre o tema, que vão desde dicas para o professor explorar as potencialidades dessa ferramenta em sala de aula até uma análise das mensagens deixadas em páginas pessoais.

Lançamentos

Para quem está acostumado a receber mensagens de e-mail contendo os famosos fragmentos atribuídos a escritores como Carlos Drummond de Andrade, Luís Fernando Veríssimo e uma interminável lista de grandes nomes da literatura brasileira, a editora Agir lança na Bienal a obra "Caiu na rede", que traz uma abordagem interessante e espirituosa dos textos falsos da internet que se tornaram clássicos. Ao analisar um acervo que vai de Jorge Luis Borges a Caetano Veloso, a jornalista e uma das precursoras da internet no Brasil, Cora Rónai, apresenta um divertido esclarecimento sobre autoria e plágio em tempos de tecnologia digital.

Em tempos de "scraps", torpedos e mensagens trocadas nas páginas da internet, a DCL aposta no lançamento "Blog da Ritoca: Amizades e paqueras". Primeiro volume de uma série que pretende abordar as questões da galerinha adolescente, o livro conta com uma diagramação especial que reproduz a tela de computador de um blog.

Durante o evento, a Sociedade Bíblica do Brasil vai lançar a Biblioteca Digital da Bíblia, que permite adquirir obras digitais personalizadas conforme a necessidade e o gosto do leitor. As 16 publicações em formato digital que serão disponibilizadas para pesquisa compõem um pacote de obras relacionadas à Bíblia Sagrada. O acervo, que inclui até mesmo bíblias nas línguas originais e obras de referência, está disponível em diferentes idiomas.

Na contramão dos argumentos de que a internet se tornou uma vilã do aprendizado e de que deve ser banida das salas de aula, a editora Rideel destaca a obra "Projetos Pedagógicos & Internet". Concebido sob a idéia de que a rede mundial de computadores pode ser encarada como uma ferramenta para estabelecer um elo entre professor e aluno, o livro, que é elaborado por professores, leva em consideração aspectos ligados à interdisciplinaridade e aos temas transversais estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Estreante na Bienal, a editora Universo já chega com novidades. Está lançando no Brasil o best-seller internacional "Google Hacking para Testes de Invasão", que fala sobre segurança digital e se revela uma ferramenta imprescindível para aqueles que querem se defender de ataques e roubos via internet.

No embalo das letras da internet, a editora Senac-SP acaba de fechar contrato com a Google Research e passará a disponibilizar na web cerca de 6660 títulos do seu catálogo. O acervo contempla diversas áreas, entre as quais destacam-se meio ambiente, gastronomia, moda, comunicação, artes, tecnologia, ciências humanas, negócios, arquitetura e urbanismo. Segundo o contrato com o Google, o internauta poderá consultar até quatro páginas de conteúdo de cada obra.

Livros & Internet

Depois das dificuldades iniciais que surgem no uso de qualquer nova tecnologia, a editora e distribuidora Boa Nova, voltada ao segmento espírita, hoje comemora os bons resultados de sua loja virtual: "Começamos apostando no ’público da Internet’ e pagamos por isso. Nos dois primeiros anos a loja virtual ainda engatinhava. Mudamos a estratégia e aprendemos como trabalhar num mundo totalmente conectado. Hoje a Loja é um sucesso", comenta o diretor de tecnologia da informação, Júlio César Luiz.

Já para a editora Logosófica, a internet funciona como uma autêntica vitrine das obras. Desde 2003, a rede mundial de computadores passou a fazer parte da estratégia de expansão da editora, que mantém um site para divulgação e comercialização dos livros (www.editoralogosofica.com.br). Segundo Dárcio Giavoni, vice-presidente da editora, tal ferramenta possibilitou uma relação mais próxima com os leitores. "O site nos permitiu colocar os títulos produzidos em uma vitrine virtual, vista por todo o País. Até então, eram comercializados apenas nas sedes culturais da Fundação Logosófica e nas livrarias atendidas pelo distribuidor autorizado", enfatiza.

A Paulinas, por sua vez, se prepara para entrar no segmento de e-books. Segundo a diretora de marketing da editora, Terezinha Dambros, a leitura de livros pela internet já é uma realidade dentro do segmento editorial. "O e-book é um caminho sem volta, é fato que nenhuma editora pode ignorar. Este é um mercado que deve crescer muito no aspecto tecnológico e sabemos de indústrias que pensam em tornar a leitura eletrônica tão prazerosa quanto o ato de folhear um livro", destaca.

Bienal do Livro de São Paulo

A 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre os dias 9 e 19 de março de 2006, com promoção da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e realização da Francal Feiras.

Uma das principais novidades desta edição é que, pela primeira vez, o evento acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o maior e mais tradicional complexo de feiras de negócios da América Latina. Serão mais de 320 expositores distribuídos em 57 mil metros quadrados. A localização próxima ao Metrô, ao Terminal Rodoviário e às principais rodovias de acesso à cidade, aliada ao amplo estacionamento com capacidade rotativa para 13 mil veículos por dia, vão contribuir para atrair um público estimado em 800 mil pessoas.

19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Data: de 9 a 19 de março de 2006
Horário: das 10h às 22h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - São Paulo - SP
Promoção: CBL - Câmara Brasileira do Livro
Organização e Realização: Francal Feiras
Patrocínio: Petrobras, Siciliano.com, Votorantim Celulose e Papel e IBEP-Gráfica

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARTE E CULTURA"Índice das publicações sobre "ARTE E CULTURA"
26/11/2022 - 07h05 Erasmo Carlos e as várias formas de amar
08/08/2022 - 05h46 Sesc Argumenta recebe inscrições até o dia 21
08/06/2022 - 06h11 Flip deste ano será realizada entre 23/11 e 27/11
09/04/2022 - 06h45 Dia da Biblioteca (9)
27/11/2021 - 05h17 Duo Siqueira Lima na  Cripta da Catedral da Sé
19/11/2021 - 05h41 Cripta da Catedral da Sé recebe SPSC neste sábado
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.