15/11/2025  07h24
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
10/06/2004 - 08h12
Brasil poderá ter ISO de responsabilidade social
Alana Gandra - ABr
 

O Brasil está prestes a ter uma Norma Nacional de Responsabilidade Social que poderá servir de base para uma norma internacional a ser seguida por todos os países do mundo. A informação é do presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Pedro Buzatto.

Idealizada no âmbito da ABNT, a nova norma de responsabilidade social se encontra em consulta pública no site da entidade (www.abnt.org.br) até o próximo dia 29. Ela foi apresentada a empresários no seminário "Gestão em Responsabilidade Social Empresarial", realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com parceria de várias entidades entre elas o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O presidente do Inmetro, Armando Mariante, disse que após a consulta pública, "se tudo correr bem, o país terá até o final do ano uma norma de responsabilidade social de qualidade, pronta, made in Brasil". Em seguida, o Inmetro prepara procedimentos de avaliação da conformidade e credenciará organismos certificadores, o que significa que em 2005 o Brasil já poderá ter certificações na linha de uma norma nacional de responsabilidade social.

Mariante considerou como muito positivo, em paralelo com o esforço nacional, o fato de a ISO (International Organization for Standardization), que é o órgão internacional responsável pela elaboração de normas, ver o projeto com entusiasmo. A entidade realiza na segunda quinzena do mês em Estocolmo, Suécia, um seminário para discutir a possibilidade de se fazer uma norma ISO de responsabilidade social mundial baseada na norma brasileira. Oito representantes da ABNT e do Inmetro integram o comitê brasileiro que participará do evento.

Essa nova norma vem compor o trio de normas da sustentabilidade, formado pela ISO 9.000 de gestão da qualidade, ISO 14.000 de gestão ambiental e, agora, a futura ISO que atenderá à gestão da responsabilidade social. Mariante destacou a importância dessa norma que representa "a maneira de aumentar o interface do ambiente empresarial com as questões aflitivas da sociedade".

Embora a norma tenha um caráter voluntário, Mariante analisou que sua adoção pelas empresas contribuirá para minimizar a questão da miséria e da pobreza, constituindo não a solução definitiva, mas uma parte importante dessa solução.

As empresas nacionais poderão ter uma espécie de selo de qualidade em responsabilidade social caso se submetam a um processo de certificação. Mariante disse não ter dúvidas de que os governos e o próprio empresariado acabarão colocando como condição para compras de determinados fornecedores que eles comprovem ter uma atuação de responsabilidade social. A Petrobrás, segundo ele, já informa que exigirá dos fornecedores o cumprimento da nova norma.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.