24/11/2024  21h45
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
17/01/2006 - 07h41
Conforto e bem-estar com iluminação planejada
Eduardo Leonelo
 

O bem-estar no dia-a-dia de uma pessoa é diretamente influenciado pela qualidade da iluminação e o conforto proporcionado pelo ambiente em que está. Apesar de, muitas vezes, não receber a devida atenção, a quantidade de luz deve ser adequada a cada espaço, de acordo com as atividades desenvolvidas no local. A iluminação exerce um papel extremamente importante, uma vez que pode aumentar a disposição das pessoas para as tarefas diárias, assim como a motivação e o rendimento. A segurança e a saúde são fatores também relacionados à correta luminosidade, pois auxiliam na prevenção de acidentes.

Mas como unir conforto, eficiência e economia quando se trata de iluminação? A resposta é simples: planejamento. É aconselhável definir quantos pontos de luz são necessários e que tipo de produto é mais apropriado. Em espaços que pedem mais claridade, como os de leitura, por exemplo, uma luz focada e próxima é mais eficiente. Nas salas de TV, a luz pode ser mais amena em harmonia com a imagem da televisão. O planejamento também ajuda na economia de energia elétrica. Em casa, uma das maneiras mais apropriadas de conter os gastos é substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes (compactas ou tubulares), pois elas são até 80% mais econômicas que as incandescentes comuns, tornando-se uma excelente ferramenta contra o desperdício.

A cor (tonalidade) da lâmpada também influencia no conforto. Poucos consumidores sabem, mas as lâmpadas fluorescentes podem ser produzidas nas tonalidades amareladas, azuladas ou neutras e cada uma delas têm sua propriedade. A branca-amarela é indicada para quartos e salas, já que remetem a conforto e aconchego e passam a sensação de tranqüilidade; a branca-azulada é indicada para banheiros e cozinhas, pois passam uma sensação de limpeza e frescor e mantêm as pessoas mais ativas; e a branca-neutra torna os ambientes claros sem interferir nas atividades exercidas no local.

Pode parecer que para iluminar um ambiente basta instalar uma lâmpada no local, mas depois dessas dicas, notamos que um projeto luminotécnico bem feito faz toda a diferença. Em caso de dúvida, consulte um profissional da área para orientá-lo sobre a melhor forma de se obter o resultado esperado. Você terá uma enorme surpresa com o resultado desta nova iluminação, visto que determinados locais são mais bonitos e atraentes à noite, com o auxílio da iluminação, que durante o dia.


Nota do Editor: Eduardo Leonelo é engenheiro eletricista formado pela FAAP. Atualmente é gerente de produtos da Sylvania Iluminação, multinacional presente no Brasil desde 1947 e com estrutura própria para todos os processos da fabricação de lâmpadas. A empresa possui oito centros de competência distribuídos pelo mundo e vem conquistando notável destaque dentro do seu segmento de atuação.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.