20/04/2025  18h23
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Cidades
09/12/2005 - 10h01
É proibido morrer
Moacir Japiassu
 

Os cerca de 28 mil moradores de Biritiba-Mirim (Grande São Paulo) podem ser "proibidos de morrer", como pretende um projeto enviado pela prefeitura à Câmara.

A proposta prevê alertas e punições aos "desobedientes": um dos artigos avisa que "os munícipes deverão cuidar da saúde para não falecer" e outro item adverte que "os infratores responderão pelos seus atos". O texto será analisado pela Casa na semana que vem.

O projeto foi a forma que o prefeito Roberto Pereira da Silva (PSDB) achou para, como ele diz, "chamar a atenção das autoridades" para a superlotação do único cemitério local e para a dificuldade de construir um novo.

Uma resolução federal impede o município de ter um novo cemitério por questões ambientais: 89% do território da cidade é de mananciais, e o restante é protegido por estar na serra do Mar.

A prefeitura afirma ter um projeto para construir um cemitério vertical, mas espera pareceres de órgãos estaduais e federais.

O cemitério tem 10 mil m² e 3.500 túmulos. Desde a inauguração, em 1910, houve cerca de 50 mil sepultamentos. A cidade registra em média de 20 a 25 mortes por mês, segundo a prefeitura.

Enterros, só na base do improviso, como ocorreu com a família da estudante Maria Irani Santos da Costa, 18. Morta na semana passada, foi enterrada no jazigo cedido por um conhecido.

"Foi muito chato. Não desejo para ninguém a situação que nós passamos", afirmou Maria Araújo, 33, prima da estudante.

Outro lado

O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), ligado ao ministério da área, alega ter competência apenas para modificar a resolução 335/2003, que proíbe a construção de cemitérios em áreas protegidas. "O órgão estadual é que dá o parecer técnico", afirmou a assessoria do órgão.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente não se pronunciou, mas em documento enviado à prefeitura, disse que "se vê impedida de analisar e aprovar novos projetos" por causa da resolução.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIDADES"Índice das publicações sobre "CIDADES"
29/09/2022 - 05h41 Pró-Sangue de São Paulo pede doação de sangue
01/09/2022 - 06h23 12º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit
15/08/2022 - 06h21 Festa da Achiropita volta a ser realizada em SP
12/06/2022 - 06h36 Acontece em Atibaia festa dedicada as Drag Queens
22/05/2022 - 06h34 Chamber Soloists na Cripta da Catedral da Sé
18/04/2022 - 06h12 1ª Edição da Bienal do Lixo, em São Paulo (SP)
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.