15/11/2025  07h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Brasil
28/05/2004 - 09h25
Projetos para construção de casas populares
ABr
 

Urbanização de favelas e de loteamentos irregulares, construção de moradas populares e intervenções urbanísticas em assentamentos consolidados. Esses são alguns dos projetos desenvolvidos pelo professor Gerônimo Emílio Almeida Leitão, junto com alunos do curso de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ele afirma que, apesar de os projetos terem sido premiados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) - como a premiação "O Arquiteto do Amanhã" -, ainda não foram implementados, principalmente em função da precariedade das condições financeiras dos municípios nos quais serão aplicados e pela falta de conscientização do poder público com relação ao papel exercido pela universidade.

Segundo Gerônimo Leitão, na disciplina de Projeto de Habitação Popular, são feitos trabalhos com os alunos para o desenvolvimento de projetos e intervenções urbanísticas em assentamentos consolidados, urbanização de favelas e de loteamentos clandestinos. Nestes últimos projetos, são sempre apresentadas propostas de unidades habitacionais para reassentamento, isto é, as famílias são retiradas das áreas de risco que ocupam e transferidas para outros locais. Nesse caso, é apresentado um projeto de moradia popular.

Algumas comunidades da Região Metropolitana do Rio solicitaram os projetos. "Temos estabelecido parcerias com as prefeituras dessas áreas, como as de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e até Maricá. Mas as associações de moradores, infelizmente, não se incluem nesses trabalhos porque ainda não reconhecem o papel que a universidade pode desempenhar.

Apesar de dizer que não tem nenhum preconceito com relação às tecnologias alternativas de construção, Leitão prefere trabalhar com materiais convencionais, considerando as características socioeconômicas de uma determinada área e utilizando materiais reconhecidos pela população como os mais adequados.

"Por exemplo", enfatiza ele, "o bambu pode ser utilizado em construções, mas é provável que moradores de um assentamento em uma favela de São Gonçalo, no Grande Rio, não aceitem uma solução tecnológica como essa para a construção de suas casas. O que eles conhecem é o tijolo, a laje de concreto pré-moldada, a estrutura de concreto de vigas, pilares e fundações". O professor ressalta, porém, que se houver oportunidade de aplicar outra tecnologia, isso certamente será considerado, de acordo com a conveniência e a aplicabilidade necessárias.

Sempre que possível, Leitão leva os alunos à Rocinha, local escolhido para desenvolver sua tese de doutorado. A pesquisa sobre a Rocinha abrange a produção da moradia local ao longo de 50 anos, e pretende discutir o que mudou na favela durante esse período. De acordo com ele, no início dos anos 1970, a Rocinha era uma favela de madeira, precária, basicamente residencial e com pouco comércio. Hoje, tem prédios de até seis pavimentos, além de gigantesca diversidade comercial.

Aquilo que antes era de uma precariedade absoluta, hoje é uma cidade que tem regras próprias e paralelas, que se aproximam daquelas existentes na cidade oficial. Por meio de sua tese, ele espera contribuir para que se entenda a dinâmica particular da produção da moradia nas favelas, a partir da Rocinha.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "BRASIL"Índice das publicações sobre "BRASIL"
29/12/2022 - 06h32 Mega da Virada: prêmio será de R$ 500 milhões
28/12/2022 - 06h40 PF anuncia normalização na emissão de passaportes
23/12/2022 - 06h00 Pix bate recorde de transações em um dia
21/12/2022 - 06h10 Expediente bancário neste final de ano
18/12/2022 - 05h43 Escola Politécnica da UFRJ comemora 230 anos
14/12/2022 - 05h14 Salário mínimo sobe para R$ 1.302 em 1º de janeiro
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.