Arquivo |  |
A revista é dedicada exclusivamente aos beija-flores, é publicada pela Hummingbird Society dos Estados Unidos e circula pelo mundo todo entre os aficcionados pela atividade de observação de pássaros. Na edição de setembro de 2005 relata uma história que reflete o amor e a dedicação que as aves encontram na minha casa. Notícias assim, mesmo que singelas, são grandes atrativos para os observadores que viajam o mundo todo para conhecerem Ubatuba e suas 389 espécies de aves. O fascínio de Ubatuba
É sempre uma sensação agradável caminhar pela mata que circunda a minha casa. Todas as vezes ouço o canto do Hermit por perto, parece que ele está me acompanhando e com a onomatopéia da segunda parte do seu canto, me dizendo: "Tô eu aqui". Brinco com meu filho Giulio (de 9 anos) que o Hermit é o nosso guia, enquanto ele cantar a gente estará perto de casa. Hermit é um beija-flor endêmico em Ubatuba e os nomes dele são Saw-billed Hermit; Ramphodon naevius; beija-flor-rajado. É o meu preferido entre os beija-flores, é o único que passeia por dentro da minha casa sem se perder ou dar trabalho quando quer sair. A História relatada no artigo é verdadeira. Sempre quando acaba a água dos bebedouros que estão na varanda de casa, o Hermit entra, me procura e vem cantar na frente do meu rosto. Paro o que estou fazendo e vou reabastecer os bebedouros, que com certeza, estão vazios. Parece que é ele quem manda na casa e é o responsável pelos bebedouros. Sempre tenho a oportunidade de caminhar pelas mais diversas trilhas das matas de Ubatuba, só nas trilhas da minha casa tem o Hermit me acompanhando e fazendo questão de cantar: "Tô eu aqui". Para mim que vejo beleza num pardal; encantamento no vôo das andorinhas, dos urubus e das fragatas, ter a sensação que o Hermit é meu amigo e companheiro me dá a certeza que o mundo a cada dia que passa, vai ser melhor. E que Ubatuba, a despeito de certas pessoas, ainda vai mostrar ao mundo a beleza e o encantamento das suas aves.
Nota do Editor: Carlos Augusto Rizzo mora em Ubatuba desde 1980, sendo marceneiro e escritor. Como escritor, publicou "Vocabulário Tupi-guarani", "O Falar Caiçara" em parceria com João Barreto e "Checklist to Birdwatching". Montou uma pequena editora que vem publicando suas obras e as de outros autores.
|