20/08/2025  06h17
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Caraguatatuba
09/09/2005 - 09h44
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
FUNDACC
 
Grupo Silvio Santos apresenta o espetáculo O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá no Teatro Mario Covas e faz oficinas pedagógicas para professores
 
Divulgação 
  O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de 13 a 18 de setembro, das 14 às 18 horas, no MACC, em Caraguatatuba (SP).

O Centro Cultural Grupo Silvio Santos, realizará a partir do dia 13 de setembro, um trabalho de literatura no teatro, envolvendo profissionais da rede pública municipal, estadual e particular de Caraguá, por meio da peça teatral "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado.

Trata-se de um projeto itinerante de teatro e educação que tem como objetivo incentivar a literatura. De acordo com a visão do Grupo Silvio Santos, "fundamentado no incentivo à leitura, na valorização da literatura nacional e na formação de platéia, o Projeto Literatura no Teatro, por meio do Projeto Itinerante, cumpre sua missão de desenvolver, promover e apoiar projetos ligados às artes e à educação, priorizando a capacitação sócio-cultural de professores e resgatando o papel da escola como veículo de conhecimento, valorização e compreensão do mundo".

O espetáculo

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é uma fábula que tematiza o amor impossível entre um gato e uma andorinha, predador e presa por natureza, que vivem cercados pelos preconceitos do demais animais que habitam o mesmo parque.

Com a parceria de Vladimir Capella (adaptação e direção) e J. C. Serroni (cenografia e figurino), ambos profissionais reconhecidos em suas áreas e ganhadores dos principais prêmios do cenário teatral brasileiro - Shell, APCA, APETESP, Mollière, Mambembe, Sharp, entre outros -, o espetáculo é uma superprodução infanto-juvenil que conta com um elenco de 13 atores.

A montagem de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá dentro do Projeto Literatura no Teatro é mais uma iniciativa que aposta na parceria arte-educação, ou, mais especificamente, no teatro como meio privilegiado de divulgação de obras literárias a fim de contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho na escola com a leitura, além de incentivar a formação e o desenvolvimento de platéia infantil e juvenil.

Na abertura do evento, que será realizado no Teatro Mário Covas, em Caraguá, a diretora-presidente do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, Cintia Abravanel, juntamente com o representante da Secretaria de Estado da Educação, fará um breve pronunciamento sobre a importância do projeto de incentivo à literatura. Em seguida, os professores da rede pública e privada participarão de uma palestra de arte-educação com o prof. Wilton Ormundo. Após essa primeira reunião, os educadores assistirão à peça de Jorge Amado e participarão de uma mesa redonda sobre o espetáculo, com a participação do diretor, Vladimir Capella, Cintia Abravanel (produtora) e Rosângela Capelari (atriz e coordenadora do projeto). Além desse bate-papo sobre a peça, os professores de Caraguá ainda estarão inseridos numa oficina pedagógica na qual será distribuído o material didático sobre a peça e o projeto literário, para trabalhos de entendimento de texto entre alunos e professores. Finalizando o workshop, os educadores participarão de uma oficina teatral sobre elementos narrativos e a transposição deles para o palco. Esse último tema será ministrado por Vladimir Capella e Paulo Ribeiro.

As apresentações

Na quarta-feira 14, o espetáculo "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá" será apresentado para 850 alunos da rede particular. Na quinta-feira 15, é a vez de 1.100 estudantes do Estado assistirem a peça. E encerrando o trabalho de literatura no teatro com chave-de-ouro, na sexta-feira 16, 1.090 alunos da rede municipal serão levados ao Teatro Mário Covas para assistirem ao espetáculo do Centro Cultural Grupo Silvio Santos.

No sábado e domingo, 17 e 18 de setembro, às 17h, a peça será apresentada para o público em geral, com ingressos no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

No dia17, também haverá sessão Bandeirante às 21 horas. A Bandeirante Energia é patrocinadora do projeto.

Os ingressos podem ser adquiridos no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, de 13 a 18 de setembro, das 14 às 18 horas.

Esse espetáculo já foi assistido por mais de 140 mil pessoas e ganhou 2 prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), de melhor espetáculo e melhor direção, além de 4 prêmios Coca-cola, de melhor espetáculo infantil, melhor produção, direção e figurino.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.