28/11/2024  04h49
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
10/09/2022 - 06h16
Ignorância bandida
Dartagnan da Silva Zanela
 

Você, eu, todos nós já tivemos que enfrentar maus bocados na vida e, com toda certeza, muitos outros estão nos aguardando nos tempos que estão por vir e isso, é claro, não é um bicho de sete cabeças. Nada disso. É apenas a vida como ela é e sempre será.

De todos os perrengues que vez por outra temos que encarar, provavelmente o pior de todos é quando somos tomados por um grande estado de confusão, confusão essa que foi parida pela nossa limitada compreensão a respeito de tudo, mas, principalmente, a respeito de nós mesmos.

Na verdade, bem na verdade, boa parte de todas as situações que nós vivemos, e que nos deixam apoquentados, são fruto dessa nossa ignorância a respeito de quem somos e, é claro, de quem podemos vir a ser com a maneira como vivemos a nossa vida.

Boa parte dos dias da nossa existência vadia, seguimos o nosso passo meio que no automático e, na melhor das hipóteses, vamos mecanicamente cumprindo com todas as nossas obrigações, sem pensar muito no babado.

Na pior das hipóteses, oscilamos entre o automatismo de nossos deveres profissionais e alguns momentos de apatia, frente a algum entretenimento midiático qualquer, para não pararmos, nem por um instante, para refletir sobre a falta de propósito que toma conta de nossa alma.

Quando permitimos que isso ocorra - tanto na primeira como na segunda situação - estamos nos reduzindo a uma reles engrenagem de algo que lavora noite e dia para nos esvaziar e nos alienar e, assim o é, porque fazemos questão de ignorar quem nós somos e, é claro, desprezamos tudo, tudinho, o que nós poderíamos realmente ser se procurássemos nos conhecer um pouquinho melhor.

Crônica falada.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.