24/11/2024  21h22
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
03/09/2005 - 15h10
Planeje sua obra e não seja surpreendido
Cynthia Pimentel Duarte
 

O maior risco de quem está construindo ou reformando é, sem dúvida, a proverbial surpresa com despesas e prazos reais acima do orçamento e, pior, dos recursos disponíveis! Entretanto quando tudo é bem planejado o "susto" é minimizado e pode até mesmo nem existir. Um bom planejamento, que detalhe com precisão tudo que será gasto e com realismo todos os prazos de execução, evita que custos e prazos surpreendam no decorrer da obra, sendo talvez o melhor investimento de tempo e dinheiro para a obtenção da máxima satisfação.

Especificar um plano de obras não é tarefa fácil. Até mesmo uma pequena reforma requer cuidados e inúmeros detalhes que geralmente não antecipamos quando primeiro idealizamos o resultado. O projeto tem que ser muito bem detalhado nos aspectos arquitetônicos, especificado quanto a materiais e orçado quanto a custos e prazos, antes de ser colocado em prática, para que o cliente tenha uma idéia realista dos custos e prazos. As modificações e os ajustes de custo devem ser feitos na discussão do projeto com o cliente, para evitar-se modificações durante o andamento, que levam a um custo muito maior, atrasam e podem inviabilizar que se obtenha o melhor possível para o cliente.

É por esse motivo que os trabalhos de especificação de materiais e de cotação de preços, que exigem tempo e cuidado, tem que andar juntos na elaboração do projeto para que o custo do material sugerido seja aprovado pelo cliente ainda nesta fase. Deve-se ter o cuidado de, ao terminar um projeto, sempre deixar fechado com o cliente o custo da obra e o prazo de entrega, pois normalmente mais nada será modificado.

O principal objetivo na elaboração de um plano é entender as necessidades do cliente e ajustá-las ao seu orçamento. Para isso, é preciso mostrar todas as opções viáveis, buscando compatibilizar a realização dos seus sonhos com a sua realidade financeira.

Muitas vezes o mesmo efeito num ambiente pode ser obtido com materiais mais baratos e de visual semelhante. O importante é calcular e negociar tudo, da mão-de-obra aos materiais. Assim, a obra não sofre atrasos e arquiteto e clientes ficam satisfeitos.


Nota do Editor: Cynthia Pimentel Duarte é arquiteta e designer, com larga experiência em projetos, reformas e decoração de residências e em design de mobiliários. Com um estilo contemporâneo, já assinou projetos em apartamentos luxuosos e mansões cariocas, também em veleiros, lanchas e lojas. Em sua carreira, como arquiteta da empresa Sondotécnica, participou ativamente dos projetos das instalações industriais da Casa da Moeda em Santa Cruz, RJ, e de estações de Metrô do Rio de Janeiro e da Rede Ferroviária Federal. Agora a arquiteta abre uma filial de seu escritório em São Paulo, para onde irá trazer sua experiência e criatividade profissional.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.