20/08/2025  06h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Caraguatatuba
24/08/2005 - 13h09
Notícias da Prefeitura de Caraguatatuba
PMC
 
 
Divulgação 
  Juramento à Bandeira.

• Jovens de Caraguá fazem juramento à Bandeira Nacional

A cerimônia de juramento à bandeira para a dispensa do Serviço Militar, foi realizada nesta quarta-feira, 23, por mais de 600 jovens

Mais de 600 jovens estiveram presentes nesta terça-feira, 23, no 11º GB (Grupamento de Bombeiros), no bairro do Indaiá, às 10 horas, para prestarem o juramento à bandeira na cerimônia cívico-militar para receberem o certificado de dispensa do serviço militar.

Este ano foram dispensados em torno de mil jovens de Caraguá nascidos em 1987 ou em anos anteriores. De acordo com o secretário da Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, Ederaldo Tavares, os jovens foram dispensados mas poderão ser convocados pelo Exército Brasileiro até os 45 anos de idade.

Estiveram presentes na cerimônia o chefe de gabinete, José Pereira de Aguilar Júnior, que na ocasião representou o prefeito de Caraguá, os vereadores, Carlinhos da Farmácia e Omar Kazon, o 1º tenente da 7ª Delegacia de Serviço Militar de São José dos Campos, Paulo Roberto Rodrigues, o secretário da Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, Ederaldo Tavares, o capitão PM dos Bombeiros, José Eduardo Stanellis de Aquino, o gerente da Petrobrás, Geraldo Manfur e o secretário da Junta de Serviço Militar de Ilhabela, representando o prefeito.

Como parte da solenidade, os bombeiros mirins carregaram a Bandeira Nacional para os jovens prestarem o juramento e logo após houve a execução do Hino Brasileiro.

Depois da entrega simbólica do certificado para alguns dos jovens presentes, o 1º tenente da 7ª Delegacia de Serviço Militar de São José dos Campos, Paulo Roberto Rodrigues falou sobre a importância da solenidade e elogiou a Junta da cidade de Caraguatatuba, que é mantida pela prefeitura municipal, dizendo que é uma das melhores da região.

Após os agradecimentos, os jovens presentes foram dispensados e orientados a retirarem seus certificados durante esta semana na Junta de Serviço Militar de Caraguá.


• Caraguá se prepara para receber os recursos do Sistema Único de Assistência Social

A Assistência Social do município está trabalhando para receber ainda este ano os recursos do Governo Federal, previstos no Sistema Único de Assistência Social, que será implantado em todo país. Caraguá, que está na fase de gestão plena, deverá receber os recursos de teto máximo, por já possuir boa parte da estrutura exigida.

Caraguá reuniu em torno de 100 pessoas na Conferência Municipal de Assistência Social, sábado, dia 20, no auditório da Fundação Cultural de Caraguatatuba. Autoridades municipais e representantes da sociedade discutiram os direitos dos cidadãos de acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social e com vistas ao Sistema Único de Assistência Social, que será implantado em todo país ainda este ano.

Participaram o prefeito José Pereira de Aguilar, a primeira dama Rosângela Aguilar; a secretária municipal de Assistência Social, Antonia Aparecida Marcelino Decanini; o gerente do Banco do Brasil, Neri Rosa Rodrigues; a presidente do Conselho da Assistência Social, Márcia Denise G. Coelho, as assistentes sociais, além dos delegados e suplentes que representaram a sociedade.

Para a secretária da Assistência Social, a Conferência Municipal teve boa representação quanto os interesses da população. Para ela, a criação do Sistema Único de Saúde (SUAS) é um momento histórico da Assistência Social no país. Antônia conta com orgulho que Caraguá está à frente de muitos municípios pois já atua de acordo com o SUAS, utilizando o trabalho de técnicos para solucionar os problemas da população ao invés de apenas distribuir cestas básicas.

De acordo com a secretária, o principal objetivo do novo sistema é garantir o direito da comunidade em diversas áreas, como Educação e Saúde de todos, não só da comunidade carente. A implantação do SUAS vai normatizar o atendimento através de repasses maiores, de acordo com a estrutura de cada município.

O novo sistema prevê três fases de gestão, da fase inicial à plena, na qual Caraguá já está, ou seja o município já possui as condições básicas exigidas pelo Governo Federal para receber recurso de teto máximo. "Já temos a Secretaria Municipal, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Fundo Social, O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, o Plano Municipal da Assistência Social, só falta uma secretaria executiva do Conselho Municipal de Assistência", conta.

Caraguá elegeu as prioridades para o seu modelo ideal de assistência social na Conferência Municipal, que já foram discutidos também na Conferência Regional, dia 23 de agosto, em São José dos Campos, com a participação da delegada Leila Isabel P. Ferreira, representando o Poder Público e a suplente Vicentina Barbieri, representando a sociedade civil.

Ficam faltando a Conferência Estadual e a Nacional, cujas definições serão encaminhadas para cada ministério, para a formatação de leis e decretos que passarão a reger o sistema único em todo o país.


• 1º Fórum Integrado de Segurança acontece dia 26 de agosto em Caraguá

Objetivando reunir a comunidade, a polícia e o poder público para a discussão de políticas públicas para melhoria da segurança no município, a Prefeitura de Caraguá realizará o 1º Fórum Integrado de Segurança. O evento acontecerá no dia 26 de agosto, no Teatro Mário Covas e as inscrições podem ser feitas por telefone, no local ou pela internet

O 1º Fórum Integrado de Segurança, será realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, no dia 26 de agosto, no Teatro Mário Covas, a partir das 9h.

O objetivo desse evento é reunir a comunidade, a polícia e o poder público para discutir a segurança pública, em razão das preocupantes estatísticas do aumento da criminalidade da região, divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O fórum contará com a participação do sr. Saulo de Castro Abreu Filho, Secretário de Segurança Pública - SP, do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, além de secretários municipais, autoridades do município e região, e comunidade.

O evento visa ainda encontrar soluções para melhorar a segurança na cidade, que em razão da localização geográfica (entre as demais cidades do Litoral Norte), acaba favorecendo ações criminosas. Por esse motivo, o fórum será realizado com a intenção de fazer valer a determinação da Constituição Brasileira (título II, capítulo II, artigo 6º), no que diz respeito a busca de soluções que minimizem a criminalidade, para melhoria da qualidade de vida dos munícipes e segurança também dos visitantes. De acordo com o prefeito Aguilar, a participação de todos é fundamental para o exercício da cidadania. "Juntos poderemos encontrar soluções para nossos problemas", finalizou.

O evento é aberto para a participação de toda a população e tinha sido agendado anteriormente para o dia 17, será realizado no dia 26. Para participar do 1º Fórum Integrado de Segurança, basta comparecer no Teatro Mário Covas, no dia 26 de agosto, a partir das 8h30, ou inscrever-se pelos telefones (12) 3882-5441 / 3882-3157 ou pelo site www.caraguatatuba.sp.gov.br, informando nome completo, endereço, profissão e telefone para contato.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.