17/04/2021  06h00
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
07/04/2021 - 06h10
Devemos aproveitar as lições que a vida nos dá
Marcial Salaverry
 

Vamos entender que é importante bem aprender as lições que a vida nos dá se quisermos bem vivê-la, e a melhor maneira de aprender a viver, é cursando a Escola da Vida, sempre prestando bastante atenção nas aulas, e procurando bem assimilar tudo o que ela nos ensina através dos conhecimentos que nos são passados, e principalmente quando o são por um certo Alguém, que sempre está tentando nos mostrar o caminho de luz, mas que nem sempre sabemos seguir, e por vezes achamos que são lições duras demais e que trazem muito sofrimento, mas na verdade são necessárias, pois muitos relutam demais em entender as verdades que nos são transmitidas...

Não existem professores e nem alunos nesta escola. Com todos aprendemos, sejam adultos ou crianças, e a todos sempre teremos algo a ensinar, e para tanto, o importante é sempre termos a humildade necessária de ir buscar conhecimentos nos mais insuspeitados lugares, e não termos receio de transmitir os conhecimentos que adquirirmos ao longo da vida. Prestando atenção, veremos que mesmo as pessoas mais humildes, tem algo a nos ensinar, e sempre poderemos algo ensinar mesmo aos mais sábios e cultos.

Afinal, sempre poderemos ser auxiliados por alguém, da mesma maneira que poderemos ajudar a outrem, e o importante, segundo penso, é procurar cumprir nossa missão nesta nossa passagem pelo mundo, de maneira a deixar nossa presença marcada favoravelmente. É melhor deixar uma doce saudade, do que más e amargas lembranças.
 
Para tanto, devemos pautar nossa conduta por atitudes amáveis, não procurando exigir que nos respeitem apenas escudados em cargos que possuirmos, ou por sermos donos de alguma coisa. Respeito não é coisa que se impõe, mas sim, se adquire, e assim sendo, é certo que adquirimos o respeito e a amizade de outrem, mercê de nossas atitudes, de nossa maneira de viver. E, se quisermos ser respeitados, devemos respeitar os outros. Temos nossos direitos, e os queremos respeitados. Então, respeitemos os direitos alheios. Principalmente o direito à opinião. Nossa opinião nunca deve ser imposta, mas sim, exposta. E devemos aceitar, tanto sua aprovação, como sua desaprovação.

Vi uma mensagem muito bonita de autoria de meu amigo L’Inconnu, que achei bem oportuna: "Escreva com o coração tudo o que fizer, assim as dores serão passageiras rápidas na tua vida."

Carregue em você a semente da alegria e a distribua para todos os que se aproximarem de você, assim, nunca faltarão amigos dispostos a participar com você na sua jornada. Conquiste amigos em todos os lugares por onde andar e conquistará um tesouro eterno, que nenhum ouro poderá pagar. Que a sua marca de vida seja a alegria, e assim deixará para sempre, uma lembrança suave de quem será amado para sempre. Esta é uma maravilhosa lição de vida. Não só ao escrever, mas também ao falar, e até mesmo em nossas atitudes, deveremos fazê-lo com o coração, com sinceridade, abrindo nossa alma. Por que esconder nossos sentimentos, usar de subterfúgios ao falar com as pessoas? Aparentar aquilo que realmente não somos?

É muito melhor abrir nosso coração, e nos mostrarmos como realmente somos. Sempre haverá aqueles que nos apreciarão, e aqueles que não o farão. Todos tem sua liberdade de opinião, e por essa razão, a sinceridade deverá pautar nossa conduta. Por que iludir as pessoas, vestindo uma falsa pele de cordeiro?

Conquistar amigos, até que não seja difícil, difícil será mantê-los. E como é importante saber manter as amizades conquistadas ao longo da vida. Mesmo que circunstâncias nos afastem fisicamente de nossas amizades, mesmo que passemos anos sem nos falar, por questões as mais diversas, sempre deverá existir aquela amizade. E a cada reencontro, ela sempre se manifestará. Uma verdadeira amizade, bem adquirida, jamais será esquecida. Sempre haverá a oportunidade para uma conversa, que sempre será amigável.

Manter a alegria, o bom humor, o sorriso fácil e sincero, são coisas por demais importantes, mesmo que tenhamos sérios problemas, ou enormes preocupações, devemos entender que os demais não tem culpa disso, e que certamente eles também terão suas preocupações, seus problemas, e assim sendo, por que atormentá-los com nossos dramas? Salvo quando precisarmos de uma palavra de consolo, ou de um apoio, de um ombro amigo, e nesse caso, saberemos a quem procurar para ouvir nosso desabafo, e para nos confortar.

Nossa presença deverá ser lembrada pelo sorriso, pela alegria de viver, e não por nossos dramas pessoais. Se eles existirem, deverão ser cuidados em fôro íntimo, e por quem de direito...

Com um sorriso nos lábios, desejo que todos tenhamos UM LINDO DIA, que poderá ser repetido apesar da pandemia, que está forçando a um distanciamento indesejado, mas necessário...

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
16/04/2021 - 06h17 Professor Edgar
15/04/2021 - 06h30 Imaginar diferente do imaginário corrente
14/04/2021 - 06h19 A verdade da vida deve ser respeitada
13/04/2021 - 06h39 Caipira e caiçara
12/04/2021 - 06h15 Jogo de cartas
11/04/2021 - 07h01 Prioridade na vacinação
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.