19/04/2024  10h01
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
22/01/2021 - 06h03
O vaso certo para as suas plantas
 
 
Gabriela Heringer, do Studio Lily, mostra como cada matéria-prima interfere na retenção de umidade nas plantas

Na hora de embelezar a casa com plantas é comum pensar, além das espécies que tem mais a ver com a personalidade do morador, também em vasos para compor os ambientes. Existe uma infinidade de formatos, cores e tamanhos, para ambientes externos e internos, que combinam com todo tipo de décor.

O que pouca gente se atenta é que os materiais utilizados na composição dos vasos influenciam diretamente no tempo que a terra vai permanecer úmida e, consequentemente, na vida das plantinhas.

“Podem ter dois vasos que você regou no mesmo dia, as vezes com a mesma espécie de planta, se um é de barro e outro de plástico, o de barro vai ter evaporado a água mais rápido do que o de plástico e a planta vai precisar de rega novamente”, explica Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do Studio Lily, ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas.

Selecionamos alguns materiais mais comuns, para não ter erro na hora de comprar seus vasos:

Vaso de barro (terracota) - Ele é mais poroso, então, geralmente precisa de mais rega porque a água evapora mais rápido. Quando a gente fala, por exemplo, para regar a planta duas ou três vezes por semana, é o correto, mas precisa sempre observar, porque cada planta tem uma necessidade. Em um vaso de barro, com certeza as regas serão mais frequentes.

Vaso de plástico - Ele retem mais a água, é completamente selado e impermeabilizado. Então, é ideal para uma planta que gosta muito de água e está em um lugar muito quente e a pessoa não tem muito tempo para regar, porque ele conserva por mais tempo a umidade na terra.

Vaso esmaltado - Meio do caminho entre o vaso de barro e o de plástico. Isso porque ele tem um acabamento de esmalte, que sela a parte de fora, mas que, mesmo assim, tem micro poros - as vezes a cerâmica até “sua” - então ele não seca a água tão rapidamente quanto o de barro (terracota) e nem tão devagar quanto o de plástico.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.