02/03/2021  05h09
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
23/12/2020 - 06h25
O ovo é alimento importante nas receitas de Natal
 
 
Katayama Alimentos (www.katayamaalimentos.com.br) destaca os benefícios do alimento e indica receitas saudáveis com o ovo para as festas de fim de ano

Os ovos sempre fizeram parte das tradicionais festas e comemorações das famílias brasileiras. Sejam nas famosas farofas que levam ovos cozidos, passando pelas variadas maioneses de legumes até as sobremesas que não podem faltar, como pudins, tortas doces e pavês. Agora então, nas festas de fim de ano, não é diferente. O ovo é um componente essencial nas receitas típicas do Natal e Ano Novo, além de ser usado para o preparo de ingredientes decorativos e saborosos, como os próprios fios de ovos.

Devemos lembrar que, além de ser um ingrediente indispensável em algumas receitas doces e salgadas, o ovo é uma excelente fonte de importantes nutrientes: proteína de alto valor biológico (fornecendo todos os aminoácidos essenciais), vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12), minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro), ômega3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina).

Segundo Dra. Milena Cornacini, Nutricionista Clínica, Esportiva e Ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos, quando combinado com outros alimentos, o ovo não interfere na biodisponibilidade de outros nutrientes e pode ser harmonizado com demais alimentos em preparações de receitas doces e salgadas. “Mas, atenção: não devemos abusar! Equilíbrio alimentar é a chave para a saúde. O consumo de ovos deve seguir orientações individualizadas e consumir mais do que cinco ovos ao dia pode representar excesso para algumas pessoas, dependendo das necessidades nutricionais, e causar danos à saúde”, adverte a nutricionista.

Receitas saudáveis

Como exemplo de inúmeros pratos saudáveis com ovos, a nutricionista indica duas receitas práticas e deliciosas - uma salgada e uma doce - para o Natal. Vamos experimentar?


Cookie de chocolate amargo

Ingredientes

2 ovos inteiros crus
185 g de farinha de amêndoas
140 g de chocolate 70%, em cubos
100 g de açúcar mascavo
80 ml de azeite de oliva extra virgem
1 colher das de chá de baunilha
½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo: Bater o açúcar com o azeite de oliva extra virgem, acrescentar os ovos, a baunilha, a farinha de amêndoas, o bicarbonato e por fim o chocolate 70%, picado. Deixar uma hora no freezer e assar por 13 minutos a 180°C.


Salada de ovos com rúcula, tomate seco e uvas passas

Ingredientes

5 ovos inteiros cozidos
½ pote de iogurte integral sem sabor
100 g de tomate seco
30 g de uvas passas
120 g de rúcula
1 limão (caldo)
1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo: Cozinhe os ovos e pique-os em quadradinho, misture o iogurte, o tomate seco picado, o caldo de limão, o azeite de oliva e a uva passa. Para finalizar, misture cuidadosamente a rúcula em fatias grossas. Acrescente sal e ervas finas (alecrim, manjericão, hortelã, salsinha e cebolinha). Sirva gelada.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
27/02/2021 - 06h41 3 cuidados com o ar-condicionado no verão 
26/02/2021 - 05h58 IR: o que você precisa saber antes de declarar
24/02/2021 - 06h31 Quinoa no verão
23/02/2021 - 06h22 ClubHouse x gestão pública
22/02/2021 - 06h36 Crise de influência digital: e agora?
20/02/2021 - 06h36 4 mitos sobre o Reiki
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.