24/04/2024  03h03
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
20/12/2020 - 06h45
Educação: não acaba quando termina
Flora Alves
 

2020 nos mostrou ainda mais o quão importante é NUNCA parar de estudar na vida. Se já vivíamos na era em que a aprendizagem acontece ao longo de toda a nossa vida e não em um período determinado (na escola, por exemplo), vemos que hoje o indivíduo tem a capacidade de aprender independentemente da idade, forma e o contexto na qual ele está inserido.

Sabemos que há uma uma necessidade emergente e contínua de aprendizado por meio de outros formatos depois da formação profissional e este ano nos mostrou que as possibilidades para isso acontecer são inúmeras! Processos de aprendizagem customizados e pensados no aluno, o estímulo a autoaprendizagem, o ensino híbrido (entre encontros síncronos e assíncronos) e a ampliação de métodos inovadores que estimulam o aprendizado de maneiras diferentes, como gamificação, apps, trilhas de aprendizagem e pílulas do conhecimento, são apenas alguns exemplos de como podemos viver aprendendo.

Investir no lifelong learning (aprendizado ao longo da vida, em inglês) significa estimular de maneira voluntária, proativa e permanente o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, a partir destas diversas experiências de aprendizagem. Além do ambiente educacional em si, o conceito tem sido adotado no ambiente corporativo para incentivar o fortalecimento de uma cultura organizacional que valorize o processo de aprendizagem entre os profissionais. Afinal, em um mercado de trabalho tão competitivo, já não basta ao profissional o domínio de uma função. É preciso um processo de formação contínuo, que o ajude a desenvolver um conjunto de habilidades pessoais e profissionais para lidar com os desafios do ambiente corporativo e do mercado de trabalho.

Após estas reflexões, penso que aprender ao longo da vida é fundamental para buscar se aperfeiçoar e aprofundar em seus conhecimentos para suportar as demandas da própria vida pessoal e profissional. Sabemos que tudo muda e de maneira extremamente rápida. É preciso nos adaptar e readaptar à inúmeras transformações e sermos interessantes ao mundo do trabalho.

Aprender ao longo da vida é uma necessidade de todos!


Nota do Editor: Flora Alves é Flora Alves é Graduada em Comunicação e Marketing e Pós graduada em Administração de Recursos Humanos. Master Trainer pela ATD e criadora das formações Instrutor Master e Design Instrucional certificadas pela ABTD. Autora dos livros “Instrutor Master: O Papel do Instrutor no Processo de Aprendizagem”; “Gamification, Como criar experiências de aprendizagem engajadora: Um guia completo: do conceito à prática” e “Design de Aprendizagem com uso de Canvas – Trahentem®”.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.