21/09/2020  06h59
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Caraguatatuba
08/08/2020 - 06h42
HR ganhará Unidade de Oncologia em 2021
 
 
Caraguatatuba já é referência com Hospital Regional e ganhará Unidade de Oncologia em 2021
Divulgação / PMC 

Caraguatatuba vem se tornando referência regional quando o assunto é o atendimento de saúde. A cidade abriga a única UTI Neonatal do Litoral Norte, dentro da Casa de Saúde Stella Maris, além do atendimento regional de pacientes que realizam tratamento de hemodiálise na Clínica Inehdi (Instituto de Nefrologia, Hipertensão Arterial e Diabetes).

A pandemia veio em março e a luta da atual gestão foi realizada para que o Governo do Estado fosse sensível e antecipasse a inauguração do Hospital Regional do Litoral Norte. Desde o dia 30 de março, a unidade realiza o atendimento de pacientes exclusivos para Covid-19.

Até o dia 5 de agosto, já passaram pela unidade hospitalar 308 pacientes, sendo 115 pacientes via Sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e outros 193 em atendimento ambulatorial. O Hospital Regional do Litoral Norte conta com 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 10 leitos de Enfermaria, exclusivos para Covid-19.

Entre os recuperados está o enfermeiro Juliano Carvalho, de 37 anos, que deixou o Hospital Regional em 14 de junho. “Trabalhava na ala Covid em outra instituição de saúde da cidade. Foi assustador, sou enfermeiro, vejo isso acontecendo com paciente, mas jamais imaginaria que fosse acontecer comigo. Mas tive fé. Agradeço a todos que me atenderam no Hospital Regional. A Covid-19 afasta, deixa a gente longe das pessoas, não podemos dar um abraço, dar um beijo. A única coisa que posso dizer para todos é: tenham fé, calma e paciência - tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado”, disse.

Oncologia

E vem mais notícia boa para Caraguatatuba no começa de 2021. Bandeira levantada pelo prefeito Aguilar Junior, o Litoral Norte ganhará uma Unidade de Oncologia ao lado do Hospital Regional do Litoral Norte, com investimento na ordem de R$ 13 milhões.

“Entendemos ser de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para distâncias longas. É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, afirma o prefeito.

Segundo ele, hoje a referência do Litoral Norte é o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. “Porém, há casos de tratamentos que são feitos em cidades distantes 800 km, como Barretos”.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, atualmente 62 pacientes de Caraguatatuba são encaminhados para outros municípios como Jacareí, Taubaté, Campinas, Guaratinguetá, Barretos e São Paulo para tratamentos de Quimioterapia e Radioterapia. São 51 que realizam quimioterapia e outros 11 que precisam de radioterapia.

O médico da Secretaria Estadual da Saúde, Nelson Yatsuda, resaltou que o início do atendimento no local fará toda a diferença para a região. “A partir do funcionamento efetivo do hospital, moradores do Litoral Norte terão menos desgaste no seu deslocamento. Em especial, pacientes oncológicos que terão aqui serviços de quimioterapia e cirurgias”.

Quem comemora essa novidade é a paciente Lúcia Maria Teixeira, de 58 anos, moradora do bairro Poiares, que viaja pelo menos duas vezes por mês até a cidade de Guarulhos para realizar seu tratamento.

“Eu saio de Caraguatatuba as 2h30 em dias de tratamento, e em média são mais de duas vezes. Ter o tratamento aqui na cidade vai ser de muita alegria. Além de você ficar cansada com o tratamento, viajar e ficar horas na estrada é muito desgastante e não vejo a hora de que a Unidade de Oncologia seja inaugurada no Hospital Regional”, explica.

Apoio municipal

Enquanto aguarda a entrega da Unidade de Oncologia, a Secretaria da Saúde de Caraguatatuba conta com um atendimento humanizado para pacientes oncológicos. A equipe do Setor de Oncologia visa priorizar o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de um momento de tamanha fragilidade física e emocional.

Por mês, são realizados cerca de 500 atendimentos na área da enfermagem, 250 atendimentos médicos e 200 pacientes recebem assistência social. A área da psicologia acolhe cerca de 20 pessoas e o número de atendidos pela fisioterapia ultrapassa os 40.

Para os pacientes que necessitam, a Sesau oferece a suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional do paciente. O Setor de Oncologia é composto por uma equipe disciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que atendem o paciente na sua integralidade.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
18/08/2020 - 07h35 Poupatempo de Caraguatatuba reabre dia 26
17/08/2020 - 06h21 Código de Postura passa por atualização
16/08/2020 - 05h56 Consulta Pública sobre aulas presenciais
15/08/2020 - 07h19 Delivery de livros em Caraguatatuba
14/08/2020 - 06h42 PAT anuncia `Mês do Emprego´
13/08/2020 - 06h51 `Sarau Virtual´ nesta quinta-feira, 13
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.