23/09/2020  16h33
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
06/08/2020 - 06h39
A importância dos minerais para a construção civil
 
 

O nosso país possui formações rochosas muito antigas, o que garante uma grande variedade e quantidade de minerais. Estes recursos são empregados de diversas formas em nosso cotidiano - confecção de utensílios domésticos e médicos, formulação de remédios, fabricação de eletrodomésticos e automóveis, composição de pilhas e baterias e dentre outros - e tem grande influência sobre o desenvolvimento da economia brasileira. No entanto, os minerais se destacam, principalmente, por possibilitar a elaboração de materiais que são indispensáveis para a Construção Civil.

Extraídos da natureza ou obtidos por meio de processos industriais físicos ou químicos, os produtos provenientes da mineração e voltados para a construção civil podem servir de matérias-primas tanto para a elaboração da parte elétrica quanto para a criação das estruturas de uma obra. De acordo com o diretor-presidente do Grupo MBL, Edson Fonseca, os minerais metálicos representam cerca de 4% do território brasileiro e são responsáveis pela produção de metais puros como o ferro, alumínio e cobre. "Eles são essenciais para a produção de vigas, encanamentos, parafusos, pregos, ferragens, esquadrias, fios elétricos, vergalhões e dentre outros. Além de estarem presentes em portas, janelas e portões", aponta.

Já os minerais não metálicos como o granito, calcário, basalto, gnaisse, quartzo, mármore, ardósia e vários outros, dão origem aos intitulados agregados da construção civil. "Derivados de materiais rochosos diversos, consolidados ou granulares, resultantes de fragmentação natural ou industrial, os agregados são representados, principalmente, pela brita, cascalho e areia e são alguns dos produtos mais consumidos no mundo. Estes minerais podem ser utilizados de forma bruta, apenas com o beneficiamento nas minas, ou industrializados, como é o caso do calcário e da argila, que são usados na fabricação do cimento, pisos cerâmicos, gesso, tijolos, vidro, telhas, tinta etc.", explica.

Segundo Edson Fonseca, todos os minerais, sejam eles metálicos ou não metálicos são essenciais para o desenvolvimento urbano e criação de novas tecnologias. "Eles possibilitam a realização de obras de infraestrutura, a construção de edificações residenciais, comerciais e industriais, a estruturação de habitações populares e edifícios públicos, e a pavimentação e manutenção de ruas, estradas e rodovias. É inegável que os minerais constituem a base para a evolução de uma sociedade e é justamente por isso que devemos valorizar a atividade minerária em nosso país. Ela não só promove o avanço social por aqui, como também o econômico, sendo responsável por 50% do saldo comercial brasileiro identificado no 1º semestre deste ano", ressalta.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
21/08/2020 - 06h42 A pandemia e a reinvenção do morar
12/08/2020 - 06h58 Novas regras para a inspeção predial: o que mudou?
11/06/2020 - 07h33 Dicas de como transformar a casa sem fazer reforma
22/12/2019 - 07h47 Escolha e instalação de louças em reformas
13/11/2019 - 06h40 Ambientes reduzidos exigem design inteligente
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.