08/07/2020  04h42
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
28/06/2020 - 06h50
Aparência
Dartagnan Ferraz
 

Uma das maiores obsessões da sociedade consumista é, sem dúvida, o culto à aparência. Quase todos querem ser bonitos, elegantes, atléticos, charmosos, carismáticos, imitações gambiarras das chamadas celebridades. Detalhe: não se limitam em imitar ou desejar possuir apenas a aparência física, mas também a possuir a mesma linguagem e os mesmos trejeitos, tiques, manias dessas celebridades cafonas.

Na verdade, grande parte das pessoas está alienando e renunciando à sua própria maneira de ser, descartando a sua personalidade, anulando, não raro, o seu caráter. Alguns estão jogando na lata do lixo a sua identidade e história de vida.

Vejam bem, eu não sabia, um amigo me contou, que existe até escolas para mudar o jeito de ser das pessoas, inclusive a linguagem, gestos, enfim, para transformá-las em outras pessoas. Não, não sou contra a vaidade de ninguém, mas quando isso é algo natural e não uma obsessão. Porque iria ser contra a vaidade natural das mulheres? Ou mesmo dos homens? Mas mudar de personalidade, de jeito de ser, de linguagem? Também não acho correto um idoso fantasiado de garotão, assim como deploro uma idosa vestida de mocinha.

Quanto às plásticas acho correto, se a pessoa tem um defeito físico e há condições de eliminá-lo mediante plástica, que faça, mas acho estranho e me espanta ver pessoas com os rostos lisos como se houvesse passado o ferro de engomar quente neles e com aqueles sorrisos eternos tristes. Admito estar sendo politicamente incorreto.

Vou concluir com o que disse Eduardo Galeano sobre a aparência: "Vivemos em plena cultura da aparência: o contrato de casamento importa mais que o amor, o funeral mais que o morto, as roupas mais que o corpo e a missa mais que Deus". Bingo. Inté.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
06/07/2020 - 07h35 Flexibilidade controlada?
05/07/2020 - 07h36 Pintura sem arte
03/07/2020 - 07h31 História da buchudinha
01/07/2020 - 07h26 Bom sabermos superar nossos medos e traumas
29/06/2020 - 07h16 Arrecadação canina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.