11/08/2020  21h59
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
10/06/2020 - 06h29
Covid-19 favorece o home office no Brasil
 
 
A entrada do vírus no país modificou a rotina dos brasileiros e trabalhar em casa é a alternativa mais indicada para evitar a propagação do vírus entre os colaboradores

Home office, palavras da língua inglesa que significa, na tradução livre, escritório em casa. Uma prática pouco difundida no mercado de trabalho brasileiro mas que, com a chegada do Covid-19 ao país, tornou-se uma realidade. As empresas adotaram a prática para evitar a disseminação do vírus entre os seus colaboradores.

Segundo o médico ortopedista pediátrico David Nordon, fazer home office tem vantagens mas também desvantagens. O bom desempenho e a produtividade dependerão de uma série de fatores determinantes. Entre eles estão a disciplina e o foco.

"Fazer home office, na prática, já é um benefício pelo ganho do tempo que deixa de ser perdido no deslocamento até o local de trabalho. Em uma cidade como São Paulo, com o trânsito carregado, as pessoas chegam a ficar entre duas e três horas em movimento até chegarem ao seu destino. Outro benefício é a economia com a alimentação, já que muitos trabalhadores não são beneficiados com vale alimentação e pagam as suas refeições do próprio bolso. Existe também a flexibilidade de horários e a possibilidade de estar mais próximo da família", comenta o médico.

No entanto, seguir algumas regras é importante para que a produtividade não caia no período de trabalho em casa. O Dr. David Nordon, que realiza parte de sua jornada em home office, numerou seis delas para ajudar os profissionais a se manterem ativos de forma eficaz e dinâmica.

1 - Escolha um bom local de trabalho

Tenha um espaço para trabalhar sem ser interrompido por circulação de pessoas, animais e livre de ruídos externos.

2 - Tempo de concentração

O tempo de concentração varia entre as pessoas. Normalmente esse período está entre 20 e 25 minutos. Alguns vão além, entre 40 e 45. Outros poucos conseguem expandir esse tempo para duas ou três horas. Descubra qual é o seu tempo e não vá além. Ao final dele levante, faça uma pausa de cinco minutos para um café, água, vá ao banheiro. Essa pausa ajudará a "zerar" para reiniciar. Você perceberá que está até mais produtivo do que quando estava trabalhando no escritório.

3 - Defina o seu horário de trabalho

Não estar preso ao horário comercial torna o home office muito mais interessante. A maleabilidade nos horários favorece a produtividade, pois você poderá acordar mais cedo para trabalhar ou para desenvolver a sua atividade à noite, por exemplo. Pode também determinar horários diferenciados para alternar com as atividades profissionais e a rotinas da família. Quando há essa flexibilidade, a produtividade tende a aumentar.

4 - Afaste o celular

O celular pode ser um grande problema na concentração. Os grupos de WhatsApp, notificações de redes sociais ou outras sinalizações do aparelho prejudicam a concentração. Se não puder deixar desligado, tire o som. Mexa no aparelho em períodos determinados, defina no máximo 30 minutos. Responda as massagens e concentre-se novamente para voltar. Existem estudos que comprovam que ter o celular no mesmo ambiente prejudica a resposta do profissional ao trabalho. O ideal é deixá-lo longe.

5 - Conceito Deep Work

Foco no trabalho ou imersão no trabalho, em tradução livre. Esse é um conceito muito interessante sobre o período dedicado apenas para o trabalho. Nada pode tirar o foco da atividade desenvolvida nesse tempo. O Deep Work varia de acordo com o ciclo de concentração de cada um. Peça para quem estiver em casa não interromper no período. Se necessário coloque uma plaquinha na porta do seu escritório, não veja e-mails, mensagens ou atenda ao telefone. Evite distrações.

6 - Dedique um tempo para começar o dia

Faça um exercício de concentração ou de mindfulness (meditação). Existem aplicativos disponíveis para todos os celulares. E providencie uma lista de afazeres para nortear o seu dia. À medida que for realizando as tarefas, coloque uma indicação de conclusão com caneta marca texto. Essa pratica ativará o sistema de recompensa do cérebro com a visão do trabalho realizado, o que proporciona a agradável sensação de bem-estar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
09/08/2020 - 05h38 Detran.SP lança cartilha de serviços digitais
05/08/2020 - 06h32 Como ajudar os avós no confinamento?
03/08/2020 - 07h36 São Paulo abre quatro parques urbanos hoje
02/08/2020 - 06h23 Sistema orgânico de produção de manga
26/07/2020 - 07h53 Distrito Federal infestado por escorpiões
25/07/2020 - 07h18 Mantendo os dentes brancos depois do clareamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.