25/04/2024  01h50
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Direito e Justiça
01/04/2020 - 06h35
Divorciados: visitação de filhos e o coronavírus
Tânia Brunelli de Oliveira
 

Primeiramente importante explicar sobre os tipos de guarda, que basicamente podem ser resumidas em duas: guarda unilateral - que é o tipo de guarda atribuída a apenas um dos responsáveis legais e é fixado para a outra parte o direito de visitas e também o de acompanhar e supervisionar as decisões quanto à criação dos filhos. A outra seria a guarda compartilhada onde todas as decisões que digam respeito à criação dos filhos devem ser compartilhadas entre as partes. Aqui ambos os pais compartilham todas as responsabilidades, porém diferente do que muitos acreditam neste tipo de guarda a criança não tem moradia alternada, ou seja, a criança terá uma residência fixa com um dos genitores e o outro terá livre acesso ao filho.

Neste momento de isolamento social perguntas e incertezas surgem, com certeza muitos pais estão preocupados em como será a visitação dos filhos neste período. Por ser uma situação atípica certamente não está regimentada na lei e também não acharemos respostas em jurisprudência ou doutrina.

Mas é evidente que neste período, como em todos os outros, deve ser preservado o bem estar do menor, e com isso priorizada a saúde da criança e desta forma o ideal é que também siga a recomendação atual de isolamento.

Nestes momentos, os pais sendo os maiores responsáveis pelo bem estar dos seus filhos devem ter o bom sendo de considerarem as recomendações na hora de decidirem como ficará a visitação, e desta forma o isolamento poderá ser uma justificativa plausível para a suspensão da visita durante a pandemia do coronavírus.

O conselho dado é para que os pais entrem em um acordo em como executar a quarentena e o isolamento social da criança de forma prudente, sempre priorizando as recomendações do Governo e o bem estar dos menores.


Nota do Editor: Tânia Brunelli de Oliveira, advogada OAB/SC 30.414, colaboradora do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "DIREITO E JUSTIÇA"Índice das publicações sobre "DIREITO E JUSTIÇA"
18/12/2022 - 05h45 Vai contratar temporário no final de ano?
16/12/2022 - 05h29 Os principais erros no contrato de locação
14/12/2022 - 05h12 Como funciona a revisão da vida toda
14/11/2022 - 05h42 Cuidado: crimes on-line têm consequências reais
06/11/2022 - 05h59 Copa do mundo e jornada de trabalho
02/10/2022 - 06h30 Direitos são assegurados pelo seguro DPVAT
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.