16/02/2020  18h37
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
14/01/2020 - 06h36
Governo do SP inicia 3ª edição do Verão no Clima
 
 
Projeto visa conscientizar frequentadores do litoral paulista sobre o descarte correto do lixo
Divulgação - SIMA 

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) iniciou no sábado (11), a terceira edição do Projeto Verão no Clima nas praias dos 16 municípios do litoral paulista. A abertura oficial ocorreu com a presença do secretário Marcos Penido à praia do Perequê-Açu, em Ubatuba. As ações seguirão durante todos os fins de semana até o Carnaval.

A conscientização ambiental é o principal objetivo da iniciativa, que tem o apoio operacional das prefeituras, de ONGs e, neste ano, conta com o patrocínio da Brencorp Consultoria em Meio Ambiente.

O descarte irregular de lixo em áreas de lazer, em especial nas areias das praias paulistas, é um dos principais focos do projeto. “A preservação das nossas praias, da água e do saneamento depende de cada um de nós. É nossa responsabilidade recolher o lixo que geramos, seja na praia ou em qualquer outro lugar. Este trabalho de educação e conscientização ambiental é fundamental”, destaca o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Os monitores estão abordando os frequentadores das praias e fornecendo informações para que cada um possa contribuir para um ambiente sustentável. Tendas foram montadas para o trabalho das equipes.

A abertura do evento contou também com a presença do subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani, do diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, do prefeito e do secretário de Meio Ambiente de Ubatuba, Delcio Sato e Guilherme Penteado; do secretário Daniel Fernandes que representou o prefeito de São Sebastião; da diretora da CETESB, Zuleica Perez, do diretor da SABESP, Ricardo Borsari e da coordenadora do Verão no Clima, Malu Freire.

Mutirões de limpeza

Para se ter uma ideia da importância das ações de educação ambiental, na edição anterior, somente o Projeto Verão no Clima recolheu mais de cinco toneladas de resíduos durante os mutirões limpeza.

O aumento da quantidade de detritos neste período de férias é um desafio para os municípios e para o meio ambiente. Dados da Prefeitura de São Sebastião apontam um acréscimo de cerca de 60% na quantidade de resíduos sólidos recolhidos, de 3.300 toneladas para 5.500 toneladas ao mês. Já Ubatuba dobra o número: de 40 mil toneladas para 80 mil ton/mês.

Importante destacar que o lixo descartado de maneira inadequada tem implicação na balneabilidade das praias, classificação que indica se a água está própria ou imprópria para o banho. No estado de São Paulo, essa análise é feita semanalmente pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Além das atividades presenciais, haverá também ações virtuais, nas redes sociais.

Ilha das Couves

Também no sábado, em Ubatuba, Penido visitou a Ilha das Couves, que teve no fim do ano passado as regras de visitação regulamentadas pela Fundação Florestal. A medida, tomada em conjunto com a comunidade caiçara, foi necessária para aliar o turismo à defesa de um patrimônio ambiental ecologicamente equilibrado. Durante o encontro, os representantes da SIMA conversaram com a população local sobre projetos para melhorar o tratamento de esgoto e a destinação de resíduos sólidos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
16/02/2020 - 06h03 Assembleia Geral Ordinária do Aeroclube de Ubatuba
15/02/2020 - 07h56 `Expresso Tatu´, hoje, em Ubatuba
14/02/2020 - 06h48 De olho em Ubatuba - 14/02/20
13/02/2020 - 06h54 De olho em Ubatuba - 13/02/20
12/02/2020 - 06h57 De olho em Ubatuba - 12/02/20
11/02/2020 - 05h53 Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 11/02
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.