23/04/2024  11h37
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
11/08/2019 - 06h51
Estratégias para obter lucro
Victor Vitorette
 
A precificação do produto

O cenário econômico de instabilidade atual faz com que a cada dia seja alterada a profundidade do termo “ambiente desafiador” em que empresários e organizações enfrentam. São muitos os ofensores externos como, por exemplo, diminuição da renda, Reforma da Previdência, cortes de investimentos, flutuações das taxas de juros e inflação, aumento do endividamento da população, além do consumidor mais conectado, mais informado e crítico em suas relações de consumo.

Neste cenário externo, a estratégia correta de preços é fundamental para equilibrar a percepção de valor do cliente sobre um produto ou serviço da empresa - otimizar o lucro não correndo riscos de “deixar dinheiro na mesa”. Você já se questionou se o preço de venda que você pratica gera lucro para o seu negócio?

A primeira tarefa, literalmente “de casa”, é conhecer e classificar a real composição dos custos e despesas do seu produto ou serviço. Este domínio vai mostrar onde é possível ser mais eficiente. O estabelecimento e acompanhamento de metas tornará a empresa mais competitiva no mercado. E não se engane: o cliente sempre vai comparar o seu preço com a concorrência. Este tipo de questionamento “da porta para fora” pode trazer graves problemas para a empresa e afetar, além da credibilidade, a participação de mercado.

As suas ineficiências operacionais não podem fazer com o preço praticado seja acima do mercado. Este é um sintoma muito comum que encontramos quando não há gestão dos custos planejados, comparando-os com os realizados - exceto quando a empresa está num mercado ou já tem uma marca que agregue valor diferenciado aos consumidores. Agora se a empresa opera em um mercado sem concorrentes (ou com um grande diferencial de mercado), há menos preocupações com as suas ineficiências e é possível sim cobrar o “seu preço justo mais elevado”, desde que o consumidor esteja disposto a pagá-lo.

Portanto, quando falamos em formação de preço de vendas, é preciso entender qual o mercado em que a empresa está se posicionando e se comunicando. Nele, visualizar o preço praticado pelo mercado ou pago pelo consumidor, gerir sua composição de custos e a capacidade de volume da empresa para entender o que caberá e o que não caberá em sua estrutura.


Nota do Editor: Victor Vitorette, CEO da Ferreira Filho Associados (www.ferreirafilho.adm.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.