29/03/2024  09h41
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
17/04/2019 - 07h16
As obrigações do prefeito
Dirceu Cardoso Gonçalves
 

A obrigação básica do administrador púbico, especialmente o prefeito, ao assumir a função, é manter em funcionamento todos os equipamentos e serviços recebidos do seu antecessor. Cumprido esse encargo, pode ele partir para os seus projetos específicos, entre os quais aqueles que constituíram as promessas de campanha e conquistaram os votos do eleitorado. Fracassa o governante que descuida da rotina para se lançar em novas empreitadas. Via de regra, o colapso criado pelo mau funcionamento das atividades básicas se projeta sobre o que se pretende de novo e a decepção é certa, envolvendo a população mal atendida e, até, a própria equipe de trabalho atropelada pela má avaliação.

São Paulo, o maior município brasileiro e da América Latina, vive um momento perigoso. A população reclama dos milhares de buracos encontrados em seu caminho e da falta de celeridade na solução desse e de outros problemas de zeladoria pública. E, segundo senso geral, o prefeito Bruno Covas, embora não tenha sido diretamente votado para o cargo, já que foi eleito como vice na chapa de João Dória, não tem a favor de si nem a desculpa do noviciado, pois está na administração municipal desde 1º de janeiro de 2017, quando além de vice-prefeito, também exerceu os estratégicos postos de secretário municipal das Prefeituras Regionais e da Casa Civil. Sem dizer que já está há mais de um ano (desde 6 de abril de 2018) à frente do governo municipal, desde a renúncia de Dória para concorrer ao governo do Estado.

O paulistano espera que o prefeito e sua equipe empreguem bem o capital político e os recursos técnicos e humanos que receberam junto com a tarefa de governar São Paulo, e solucionem com a maior brevidade os gargalos que vêm fazendo a população sofrer. Não podemos continuar com vias públicas tão mal cuidadas como ultimamente e nem amargando os estragos causados pela inoperância municipal na administração de árvores e outras estruturas que têm caído sobre as vias públicas e causado prejuízos materiais e até pessoais. Também é fundamental avançar no controle das enchentes, com a eficiente manutenção das redes de águas pluviais e medidas que impeçam a circulação de veículos e os consequentes acidentes nas áreas onde os sinistros forem inevitáveis. Precisamos de segurança para transitar.

Já ocorrem os primeiros movimentos rumo à corrida eleitoral de 2020. O prefeito, até por experiência familiar, deve saber que antes de pedir votos, principalmente os de reeleição, é indispensável ter cumpridas as obrigações assumidas em decorrência do pleito anterior. Que assim se faça...


Nota do Editor: Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.