20/04/2024  11h22
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Direito e Justiça
10/04/2019 - 07h26
O que é notificação extrajudicial?
Carla Graziela Porto
 

Notificação extrajudicial é um documento que na verdade tem o mesmo sentido, significado e objetivo, a ser utilizado para requerer pagamento de algum débito, para solicitar a desocupação de um imóvel, para avisar sobre as consequências de algum ato determinado, entre outras coisas, em formato de aviso ao devedor de alguma pendência.

Desta maneira, notificar é ter a prova incontestável de que o notificado recebeu ou tomou conhecimento do conteúdo de qualquer ato jurídico levado a registro. Nesse sentido, o notificado não poderá alegar desconhecimento do documento ou de seu conteúdo, nem se eximir do cumprimento de suas obrigações alegando ignorância, porque o texto do documento e a comprovação da sua entrega ficam registrados.

Assim sendo, é a forma de resolver a demanda sem a necessidade dos custos e demora de uma ação judicial, sendo que dependendo do valor de uma ação judicial, a parte pode aumentar exponencialmente seu prejuízo.

A notificação extrajudicial é importante ferramenta de trabalho do advogado, funcionando como documentação de provas iniciais do processo ou tentativas de conciliação entre as partes envolvidas, que se tendo o retorno do notificado não terá a necessidade de estar se iniciando ação judicial, pois além de uma maior demora existirão despesas com honorários advocatícios e custas judiciais, as quais deverão ser pagas ao estado.

Ela oferece muitos benefícios, dentre deles o de não superlotar o judiciário se caso a notificação extrajudicial resulte em um acordo e se não resultar em um acordo a notificação será incluída nos autos do processo, sendo um ponto positivo no processo, pois a maioria dos Juízes vê com bons olhos partes que tentou de alguma forma resolver a demanda de forma amigável.


Nota do Editor: Carla Graziela Porto, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira, responsável pelo setor de Cobrança. Graduada em Processos Gerenciais e graduanda em Direito.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "DIREITO E JUSTIÇA"Índice das publicações sobre "DIREITO E JUSTIÇA"
18/12/2022 - 05h45 Vai contratar temporário no final de ano?
16/12/2022 - 05h29 Os principais erros no contrato de locação
14/12/2022 - 05h12 Como funciona a revisão da vida toda
14/11/2022 - 05h42 Cuidado: crimes on-line têm consequências reais
06/11/2022 - 05h59 Copa do mundo e jornada de trabalho
02/10/2022 - 06h30 Direitos são assegurados pelo seguro DPVAT
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.