25/04/2019  04h54
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
28/03/2019 - 07h41
Conheça 5 tipos de câncer urológico
 
 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. Mas o sistema urinário e a genitália masculina podem também sofrer com outros tipos de tumores.

O médico Álvaro Sarkis, urologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, lembra que "muitas vezes, esses cânceres urológicos podem ser silenciosos e, com o diagnóstico tardio, órgãos vitais podem ficar muito comprometidos. O acompanhamento com um especialista é muito importante para detectar a doença na fase inicial e ampliar a chance de cura". 

O especialista relaciona abaixo os principais tipos de câncer urológico:

1) Câncer de próstata: dificuldade de urinar, presença de sangue na urina e dores ósseas estão entre os sinais mais frequentes da doença, cujos sintomas aparecem quando o tumor já está avançado.

2) Câncer de bexiga: esse tumor pode apresentar sangue na urina, dor ao urinar e incontinência urinária.

3) Câncer de rim: as principais manifestações dessa doença são a presença de sangue na urina, dor lombar de um lado apenas, surgimento de um caroço na parte lateral ou inferior das costas, febre, anemia e perda de peso.

4) Câncer de pênis: o surgimento de uma ferida com dificuldade de cicatrização com secreção branca e ínguas na virilha são os sintomas mais comuns desse tipo de tumor.

5) Câncer de testículo: os sinais são o aparecimento de um nódulo duro no testículo, aumento ou diminuição do tamanho do testículo, dor na região inferior do abdômen, presença de sangue na urina e crescimento ou dor nos mamilos.

"Vale lembrar que os tumores do sistema urinário também podem atingir mulheres. Então, tanto os homens como as mulheres devem manter um estilo de vida saudável e fazer visitas periódicas ao médico para prevenir essas doenças ou diagnosticá-las precocemente", ressalta o urologista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
15/04/2019 - 07h27 Cálculo renal: diminua os riscos com dieta
13/04/2019 - 07h35 Incontinência urinária tem tratamento preventivo
11/04/2019 - 06h54 Combate à cegueira começa com informação
01/04/2019 - 06h52 7 práticas que prejudicam o cérebro
29/03/2019 - 07h11 O que é mito no transplante capilar
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.