21/03/2019  21h06
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Marcelo Sguassábia
12/03/2019 - 06h34
Mestre Duña profetiza uma revolução na propaganda
 
 

“O universo publicitário jamais será o mesmo”. Assim se manifestou o Venerável Duña, em coletiva de imprensa realizada em sua gruta, na semana passada, para revelar ao mundo as visões que teve sobre o futuro da propaganda e suas implicações para a humanidade.

Óculos - duas versões

Óculos de leitura: na parte superior ou inferior da lente, seria gravado em silk-screen algo do tipo "Leia Veja, leia Istoé, leia Folha, leia Estadão ou leia lá o que for que ainda sobreviva de venda em banca ou assinatura.

Óculos de sol: mesma forma de inserção publicitária da versão anterior, porém com marcas que tenham relação com as lentes escuras e o momento do seu uso, como protetor solar, cerveja, sorvete e recintos de velório.

Macarrão de letrinhas

Nesse caso, o custo da propaganda comportará uma enorme variação, a depender do número de letras da marca e do público à qual se destina. Vamos a um exemplo, bastante esclarecedor. Suponha a marca "Tim". Conforme a verba disponível do anunciante, um lote maior ou menor do macarrão sairá de fábrica apenas com as letras "T", "I" e "M". Uma vez cozido o macarrão na sopa do consumidor, as possibilidades das letras formarem o nome da empresa de telefonia no prato são enormes, pois há somente três letrinhas a serem combinadas. Além disso, trata-se de um produto destinado a uma gama imensa de consumidores, pois todos possuem pelo menos um telefone celular.

Agora, analisemos o caso da marca "Massey Ferguson". É altamente improvável que as letrinhas se juntem e formem o nome do anunciante no prato do freguês. E, na eventualidade de se juntarem e darem o recado publicitário, o número de pessoas interessadas na compra de um trator é infinitamente menor que no caso dos potenciais usuários de uma operadora de telefonia. Assim, o valor a ser pago pela Tim seria bem maior que o da Massey Ferguson.

Sabonete

O produto possui uma característica original que é invariável: a impressão do nome ou logo em relevo sobre ele. No caso, a proposta é que em um dos lados do sabão permaneça do mesmo jeito. Do outro lado, porém, também gravados em relevo, teríamos marcas como Cotonetes, Artex, Prestobarba e congêneres, diretamente ligadas ao pós-banho. Vale lembrar que o relevo em sabonete comporta profundidade maior, o que significa aumento no ganho de exposição da marca conforme o produto é diluído em água. 

Impressora

Uma joint-venture da fabricante de impressoras com outras empresas pode desencadear uma das maiores estratégias publicitárias de que se tem notícia. O buffer (memória de armazenamento) da impressora seria pré-programado para imprimir uma discreta mensagem da marca patrocinadora, antes que o documento comece a ser impresso. Apareceria uma mensagem do gênero: “Esta impressão é um patrocínio de...”. Em contrapartida, a marca patrocinadora contribuiria com uma parcela do custo de produção de cada impressora, diminuindo o preço do produto ao consumidor.

Após anunciadas as profecias, Mestre Duña se recolheu ao interior de seu oráculo, sem maiores comentários, deixando a imprensa nacional e internacional ávidas por mais detalhes sobre as revelações.


Nota do Editor: Marcelo Pirajá Sguassábia é redator publicitário em Campinas (SP), beatlemaníaco empedernido e adora livros e filmes que tratem sobre viagens no tempo. É colaborador do jornal O Municipio, de São João da Boa Vista, e tem coluna em diversas revistas eletrônicas.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
21/03/2019 - 07h43 Só depois de muito tempo
20/03/2019 - 06h55 Sempre amar em liberdade
19/03/2019 - 06h32 Transições governamentais
18/03/2019 - 07h58 É o fim!
18/03/2019 - 07h53 Brasileiro cordial, onde está você?
17/03/2019 - 07h50 Vida vazia
ÚLTIMAS DA COLUNA "MARCELO SGUASSáBIA"Índice da coluna "Marcelo Sguassábia"
26/02/2019 - 07h56 Nuvem carregada
18/02/2019 - 06h40 Sagrada mudança
11/02/2019 - 07h16 Do uso do celular como telefone
28/01/2019 - 07h02 Vende-se assunto
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.