19/04/2024  23h28
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Caraguatatuba
25/01/2019 - 06h58
Conheça as ações do CCZ
 
 

Ao contrário do que muita gente pensa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba, não cuida de animais, mas de doenças que eles podem transmitir para os serem humanos, tais como: leptospirose, doença de chagas, febre maculosa, raiva, dengue entre tantas outras que podem levar as pessoas à morte.

O CCZ é um órgão ligado à saúde pública, que tem suas atividades estabelecidas por leis federais, estatuais e municipais, com foco na prevenção de zoonoses (doenças transmitidas dos animais aos serem humanos; tais como a raiva; dengue, febre amarela, leishmaniose tegumentar e visceral, febre maculosa, entre outras.

E neste sentido, com foco na saúde pública; e sempre que necessário, só são recolhidos animais em locais públicos (ruas, prédios públicos entre outros) quando estes animais estão doentes; colocando alguém em risco ou que estejam em risco. As solicitações devem ser feitas no CCZ, que, após triagem, fará vistoria para verificar as reais necessidades de recolhimento ou não.

Desta forma, o CCZ esclarece que não recebe na unidade animais levados por outras pessoas. Além disso, o abandono de animais no CCZ é passível de boletim de ocorrências ou denúncia na Promotoria Pública.

Denúncias referentes a maus tratos podem ser feitas no CCZ pessoalmente ou pelos telefones da unidade (3887-6085 ou 3887-6888). Conforme a necessidade de cada caso, podem ser feitos boletim de ocorrência diretamente na delegacia mais próxima.

O CCZ não faz até atendimento clínico (consulta)

Interessados em consultas veterinárias devem procurar um clínica veterinária para o atendimento de seus animais. Entre as principais ações do CCZ estão:

- Realização anual de campanha de vacinação contra raiva, vacinando mais de 22.000 animais por ano;

- Campanha de castração com mais de 2.200 animais castrados e microchipagem em animais com mais de 2.300 animais atendidos em 2.018.

Castração

Para que seu animal seja castrado é necessário comparecer com ele no CCZ, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, com os seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (no máximo três salários mínimos), além do NIS (Número de Identificação Social), que é o cadastro de pessoas beneficiadas por algum projeto social, também necessário para comprovar renda.

CCZ não é clínica veterinária

Outro engano muito comum é as pessoas acreditarem que o CCZ oferece atendimento médico veterinário. Isso não acontece. Não há equipamentos de raios-X ou de ultrassom, por exemplo. O atendimento veterinário é realizado em casos específicos de zoonoses e castração.

Adoção

O CCZ realiza feirinhas de adoção de animais em suas instalações. Os interessados em adotar um amiguinho de quatro patas poderão escolher entre os cães, a maioria sem raça definida, de diversas idades, cores, tamanhos e temperamentos variados.

Os animais escolhidos sairão do CCZ já devidamente microchipados e com encaminhamento para castração gratuita, caso ainda não tenham sido. Todos também já estarão vacinados e vermifugados.

Para a adoção, os interessados devem apresentar documentos como CPF e RG, além de um comprovante de endereço.

Controle da dengue

Cabe ao CCZ fazer a fiscalização e inibir os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegpity. Equipes orientam moradores e, quando necessário, notificam os proprietários de residências caso seja encontrado algum criadouro do mosquito transmissor. As multas variam de R$ 1,6 mil e R$ 3,2 mil, de acordo com a legislação municipal.

Para essas ações de combate à dengue, o CCZ ganhou um reforço nas fiscalizações: o drone (veículo aéreo não tripulado). O objetivo é detectar criadouros do Aedes aegypti em casas de temporada, que ficam fechadas na maior parte do ano. O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Comunicação.

Os munícipes podem realizar denúncias sobre foco de dengue para o Centro de Controle de Zoonoses, pelos telefones 3887-6085 ou 3887-6888.

Importante lembrar que o CCZ efetua orientação de medidas de controle , não só de roedores , mas também de outras espécies incômodas, como pombos, morcegos, etc. Sempre que necessário, proprietários de locais com infestação de espécies incômodas devem procurar empresas de controle de pragas, devidamente licenciada, para que seja feito o controle. O CCZ efetua apenas a ORIENTAÇÃO nestes casos.


Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba
Endereço: Rua Ministro Dílson Funaro, 115, Jardim Aruan

(Em frente ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves - Cemug)
Telefones: 3887-6085 ou 3887-6888

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
29/10/2022 - 05h56 Caraguá retoma Festival do Mexilhão após 10 anos
09/09/2022 - 06h05 MMA Brazil Internacional Tour, em Caraguatatuba
08/09/2022 - 06h18 Educação: processo seletivo em Caraguatatuba
27/06/2022 - 06h49 Arena Cross movimenta economia de Caraguá (SP)
10/06/2022 - 06h13 Caraguá recebe segunda etapa do Arena Cross 2022
30/04/2022 - 06h05 Arena Freestyle Show abre a temporada em Caraguá
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.