23/08/2019  04h09
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Esportes e Lazer
17/12/2018 - 06h42
Prevenir lesões com os esportes de praia
 
 
Para o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros, entender as dificuldades de cada terreno é muito importante para evitar problemas

O período de férias aumenta a procura pelas praias, que recebem milhares de pessoas para a alta temporada. Praia é lugar de descanso e também diversão e os turistas aproveitam para praticar esportes, mesmo que em clima de brincadeira. Porém, a areia não é um terreno muito comum o que pode provocar lesões na prática de futebol, vôlei, frescobol e até mesmo simples corridas ou caminhadas.

“Praticar esportes, principalmente na areia fofa, é indicado, apenas, para indivíduos bem adaptados. A areia exige mais esforço muscular, pois é um piso que não oferece aderência, ou seja, é preciso fazer mais força para posicionar o corpo, o que causa um desgaste maior em comparação a outros pisos”, explica Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hcor.

O ideal é praticar esses esportes na areia batida, que fica mais próxima do mar. Para quem corre ou faz caminhadas e quer manter o condicionamento, o mais adequado, é correr na rua ou calçada e, preferencialmente, com um tênis apropriado.

“Neste caso, o horário também é importante. Para um melhor rendimento, treine em horários onde as temperaturas estão mais amenas, como no início da manhã ou final da tarde”, orienta Diego.

Diversão sem lesão

Antes de cada atividade é importante saber:

1. Tipo de areia - Quanto mais fofa a areia, maior a exigência muscular, e consequentemente seu desgaste. Tudo vai depender do nível de adaptação ao esporte praticado.

2. Inclinação - É comum haver uma inclinação acentuada da areia próxima ao mar, então tenha cuidado e procure sempre o local mais plano para a atividade. A superfície inclinada pode provocar maior sobrecarga em um único lado do corpo o que aumenta a chance de lesão.

3. Hidratação - O nível de desidratação costuma ser maior na praia. O ideal é sempre ter à mão uma garrafinha de água ou fazer paradas a cada 20 ou 30 minutos para se hidratar.

4. Treino - Os corredores experientes devem optar por um treino com volume ou intensidade menor. Para os iniciantes a atenção deve ser redobrada por conta do desgaste, por isso a caminhada é recomendada, sempre respeitando seus limites e a sensação de conforto.

5. Tênis ou descalço - Para quem já tem experiência, ficar descalço na areia fofa é o mais indicado. O uso de tênis é indicado para quem não está acostumado com o terreno macio.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ESPORTES E LAZER"Índice das publicações sobre "ESPORTES E LAZER"
30/06/2019 - 06h45 Vão começar os Jogos Regionais!
16/06/2019 - 07h14 Rocky Mountain Games, em Campos de Jordão
14/03/2019 - 06h33 Vai começar a se exercitar? Evite esses erros
17/02/2019 - 06h47 Boliche pode entrar nas Olimpíadas 2024
14/12/2018 - 06h39 Começando a correr: dicas para iniciantes
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.