19/04/2024  16h03
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
11/12/2018 - 06h34
Natal é vida!
Marco Cassel
 

A palavra Natal origina-se do latim e quer dizer “o dia do nascimento”. Então, quando desejamos “Feliz Natal” é o mesmo que dizermos para as pessoas “Feliz dia do nascimento”.

Mas, o que é nascer? É surgir, aparecer para o mundo, explodir para a vida.

Vida é algo que surge do nada e ninguém sabe para onde vai. Onde começa e onde termina? Ela está muito além daquilo que identificamos como nascer e morrer. Será que se tivéssemos que explicar o que é vida, saberíamos?

Definitivamente, vida é mais do que respirar e manter nosso corpo funcionando. É o que temos de mais precioso e tem tudo a ver com o Natal. Assim como neste período trocamos presentes, ganhamos a vida como um presente, ela nos vem de graça.

Nosso único compromisso é cuidar dela da melhor maneira possível. Cuidar deste presente que ganhamos apenas uma vez. Se o colocarmos de lado, não lhe dando atenção, um dia se esvairá sem que o tenhamos aproveitado.

Portanto, aproveite este presente que o Natal representa: o nascimento da vida em cada um de nós através do nascimento daquele menino na manjedoura.

Assim como o menino, que se chama Jesus, aproveitou para fazer de sua vida simples um exemplo para todos nós, que sejamos exemplo para as outras pessoas. Que nossa vida seja simples em pensamentos, palavras e ações. E aqui está um grande paradoxo: a vida é algo tão simples, todos a têm, está em todo lugar, mas ao mesmo tempo é algo tão complexo que o homem, apesar de todas as tentativas, nunca conseguiu criá-la, apenas reproduzi-la.

Mas, não precisamos entender o que é vida, apenas senti-la, respeitá-la e desfrutá-la junto com nossos semelhantes e com todo o planeta Terra, pois ela pulsa nele como um grande coração, cansado, surrado e maltratado por nós, humanos, mas batendo para que todos continuemos tendo vida. E, como disse um dia o aniversariante que deu origem ao Natal, vida em abundância. E como ela, que sejamos abundantes em solidariedade, paz de espírito, fraternidade, amorosidade, sucesso, prosperidade e, acima de tudo, humildade, pois como disse Monja Coen em um vídeo que assisti, “só existe uma situação na vida em que podemos olhar para outro ser humano de cima para baixo: para ajudá-lo a se levantar”.

Que neste Natal o menino Jesus renasça em nosso coração através da paz, da bondade, da fraternidade e da vida que recebemos de presente e que não é nossa, mas de todos os seres.

Feliz Natal a todos e um grande beijo, do tamanho da vida, no coração de cada um.


Nota do Editor: Marco Cassel (www.marcocassel.com.br) é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.