28/03/2024  13h14
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
18/10/2018 - 07h22
Homenagem ao ex-vereador João Maziero
SCCMU
 
Nova quadra de futebol em Ubatuba homenageia o ex-vereador João Maziero
Divulgação CMU 

Uma nova quadra de futebol society no bairro Estufa II leva o nome de um ex-vereador da Câmara Municipal de Ubatuba, João Maziero, também conhecido por “João do Lixo” ou “João, iluminando o seu caminho”.

A inauguração do novo espaço esportivo foi nesse domingo, 14 de outubro. O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Délcio José Sato (PSD), do presidente do Legislativo, Silvinho Brandão (PSDB), do vereador Claudnei Xavier (PSDB) e Wellington Moura (MDB). As obras foram em parceria com a Sociedade Amigos do Bairro da Estufa (SABE).

Nas palavras de um dos seis filhos do ex-vereador, João Maziero Júnior, que atualmente é Secretário Geral da Mesa Diretora da Câmara, a homenagem ao seu pai é motivo de gratidão.

“Fico feliz por essa demonstração de respeito ao meu pai. É um reconhecimento pelas conquistas que ele deu à cidade e principalmente a esse bairro”, afirmou.

Precursor da reciclagem 

João Maziero nasceu em São Paulo e trabalhou como vendedor de produtos de construção civil na grande capital.

Sua relação com Ubatuba começou em uma visita com os amigos. João ficou fascinado com as belas paisagens da cidade, com o seu povo simples e acolhedor.

Em 1984, decidiu morar na municipalidade com a família, trouxe todos da grande São Paulo para fixar moradia em um dos municípios mais bonitos do Brasil.

Ele abriu uma empresa de ferro velho e conseguiu continuar residindo na cidade que amava e que queria passar o resto da sua trajetória de vida.

O homem que tinha a responsabilidade de criar os filhos foi além do ferro velho. Também abriu uma sorveteria - sempre contribuiu para o crescimento dos negócios em Ubatuba e giro de capital financeiro. Era honesto e honrava seus compromissos.

Junto à SABE (Sociedade Amigos do Bairro da Estufa), na qual João Maziero foi presidente, ajudou na construção de uma sede própria para a instituição. Além disso, foi atrás de recursos para fazer um posto de saúde e investiu com abundância em saneamento básico.

Pelo seu trabalho efetivo e eficiente no ferro velho, João Maziero foi convidado para trabalhar na Prefeitura de Ubatuba. Aceitou o pedido e fez história. Ele implantou o sistema de coleta seletiva, algo que na época era uma novidade para todos.

Por seu trabalho magnífico e de alta relevância para o município, ficou conhecido como “João do Lixo”. Com o novo apelido, entrou na política para lutar pelo que acreditava e ver o seu povo feliz.

Na primeira eleição, em 1992, obteve 192 votos válidos concorrendo a um cadeira na Câmara. Do total de votos 102 foram anulados: por falta de informação por parte de um povo humilde, foram colocados adesivos de sua campanha na cédula eleitoral ao invés de escrever o número do candidato corretamente. Mesmo assim, ficou na segunda suplência do PFL.

Mas em 1996, 332 eleitores depositaram confiança em João através das urnas e o elegeram pelo mesmo partido. João foi reeleito no ano 2000, na ocasião pelo partido PPB, com 604 votos, dobrando o número de eleitores nas últimas eleições.

Durante seu mandato, a Estufa era um dos bairros mais iluminados de Ubatuba. Foram instalados mais de 120 postes durante a implantação da extensão da rede, somando mais de 300 luminárias colocadas nos bairros Estufa 1 e Estufa 2. Uma conquista enigmática para a região. Pelo feito, ficou conhecido por “João, iluminando o seu caminho”.

Outras benfeitorias conquistadas por seus requerimentos: construção da Escola Municipal Maria Josefina, chegada do Fórum, reforma no Campo de Futebol, pavimentação de várias ruas e a iluminação da antiga Praça Maracanã. Sob chuva ou sol, João Maziero trabalhou por melhorias até o final. Era um homem de palavra, garra e determinação, segundo quem o conheceu.

Há um ditado que diz que “atrás de um grande homem sempre tem uma grande mulher”. Esse dito popular se encaixa perfeitamente na história de João Maziero. Sua esposa, Maria da Luz Pereira, a famosa Nina, ficou responsável por comandar os serviços da APAE Ubatuba. Ela fez um trabalho excepcional e muitos dizem que existe uma APAE antes de Nina e outra depois dela. Foi uma mulher atuante, que buscava recursos e benfeitorias à instituição a todo momento.

João Maziero teve problemas com a saúde e lutou contra um câncer no pâncreas. Adiante, já um pouco debilitado, faleceu por decorrência de um infarto. Ele morreu em 25 de outubro de 2015, três dias antes do aniversário de Ubatuba.

João Maziero será lembrado para sempre como uma pessoa única e capaz de fazer a diferença em tudo que estava envolvido. Em vida, ele foi brilhante e, na morte, reluzente.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.