10/12/2018  03h01
· Guia 2018     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
08/10/2018 - 07h36
Questionando a verdade
Zélia Maria Freire
 

A porta da verdade estava aberta
Mas só deixava passar
Meia pessoa de cada vez
Assim não era possível atingir toda a verdade
Porque a meia pessoa que entrava
Só trazia o perfil de meia verdade
(...)

(A Verdade = Drummond)
 

Por não ter muito o que fazer nem com o que me preocupar, fico por aqui pensando e citando o pensamento dos outros, contrariando o pai de Nero, isto é, Sêneca, que disse que o saber por citações é próprio dos incompetentes, o que acho um contra-senso, se ninguém tivesse citado as grandes figuras “pensantes” da humanidade hoje eles eram uns ilustres desconhecidos e, como então, concordar ou descordar dos seus pensamentos, das suas teorias, das suas verdades?

E é a verdade que questiono neste momento. Começo correndo atrás de Santo Tomás de Aquino por ter afirmado que a verdade é a adequação do nosso pensamento às coisas. Descartes, por sua vez diz que o critério da verdade é a evidência. Evidente é toda idéia clara e distinta, que se impõe imediatamente e por si só ao espírito. Trata-se de uma evidência resultante da intuição intelectual. Também opina sobre o assunto José Ortega Gasset, com esta afirmação: A verdade, o real, o universo, a vida – como se queira chamar – quebra-se em facetas inumeráveis, em vertentes sem conta, cada uma das quais dá para um indivíduo. Se ele sabe ser fiel ao seu ponto de vista, se resiste à eterna tentação de trocar sua retina por outra imaginária o que verá será um aspecto real do mundo.

Com toda essa gente na cabeça fui sentar na pedra e filosofar... Aí me entra outra figura na conversa, Kart Jasper, que diz na Introdução ao Pensamento Filosófico, que a filosofia aspira a verdade total, que o mundo não quer. A filosofia é, portanto, perturbadora da paz. E a verdade o que será? A filosofia busca a verdade nas múltiplas significações do ser - verdadeiro segundo os modos do abrangente. Busca, mas não possui o significado e substância da verdade única. A verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante.

E eu o que penso sobre a verdade...? Sabe que eu não sei...?

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
09/12/2018 - 06h55 Dores do mundo
07/12/2018 - 07h41 Confissões de Nor
06/12/2018 - 06h43 Céu de brigadeiro
05/12/2018 - 07h03 A vida política como ela é!
04/12/2018 - 06h41 Deus-dará
04/12/2018 - 06h37 O problema da criança mais alta






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2018, UbaWeb. Direitos Reservados.