19/10/2018  10h18
· Guia 2018     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Caraguatatuba
01/10/2018 - 07h29
Nova versão da `Cartilha de Arborização Urbana´
 
 
 
Divulgação 
  Cartilha de Arborização Urbana de Caraguatatuba, SP.

A nova versão digital da Cartilha de Arborização Urbana já está disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba, para acessar basta clicar no ícone “Meio Ambiente” e selecionar o item da cartilha, ou clicar direto neste link.

O material, que faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria de Comunicação.

A atualização foi aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e tem por objetivo auxiliar os moradores a plantar de forma adequada e planejada, espécies que mais se adaptam na região.

A segunda edição conta com um layout mais atraente, ilustrativo e didático. No conteúdo o munícipe encontra informações sobre os benefícios do plantio, como cuidar, locais corretos para o manejo, melhores espécies, a criação do espaço árvore, técnicas de poda, entre outras.

A versão impressa, aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e custeada através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, será distribuída apenas em ações direcionadas de educação ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibilizará também algumas unidades para os munícipes que estejam interessados em realizar pequenos plantios em áreas urbanas.

“A cartilha contém diversas informações para ajudar na conscientização e plantio, bem como incentivar a participação de todos nesta ação que só trará benefícios a toda população”, comentou Marcel Giorgeti, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba.

Sobre arborização urbana

A arborização urbana é toda cobertura vegetal presente nas cidades, formada pelas áreas livres de uso público (praças, parques ou orla da praia), as áreas livres particulares (quintais, jardins internos e pátios) e as áreas que acompanham o sistema viário (calçadas, canteiros ou rotatórias).

As árvores, por meio de suas funções ecológicas e paisagísticas, desempenham relevante melhoria da qualidade de vida das populações urbanas, como por exemplo, a redução da temperatura climática; diminuição da sensação térmica de pedestres e motoristas; redução da poluição atmosférica melhorando a qualidade do ar, servindo como alimento e abrigo natural a pequenos e médios animais, favorecendo também ao equilíbrio ambiental; ajudam na infiltração das águas pluviais diminuindo erosões e enchentes; minimizam a aridez da paisagem urbana; embelezam e perfumam as ruas, avenidas e praças; além de valorizar os imóveis.

As áreas arborizadas proporcionam a diminuição da degradação e da manutenção das áreas pavimentadas e do efeito dos raios solares sobre a população, gerando economia dos recursos públicos nas áreas de infraestrutura e saúde. Além de auxiliar no controle da temperatura e na umidade do ar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CARAGUATATUBA"Índice das publicações sobre "CARAGUATATUBA"
19/10/2018 - 06h45 Humorista Nando Viana é atração no TMC hoje
18/10/2018 - 07h26 `Prata da Casa´ com Fernando Montemor
16/10/2018 - 06h59 Ensaio aberto - Processo Criativo `Carpe Diem´
11/10/2018 - 06h59 40ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba
10/10/2018 - 06h56 3º Torneio Internacional Balonmano de Handball
04/10/2018 - 07h28 Caraguá promove 3ª Semana de Segurança Alimentar






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2018, UbaWeb. Direitos Reservados.