29/03/2024  12h26
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
12/08/2018 - 06h06
Liberdade relativa
Dartagnan Ferraz
 

Ninguém é indiferente ao sentimento de liberdade que Cecília Meireles tão bem cantou num verso: "Liberdade, esta palavra que o sonho humano alimenta, que não há quem explique e quem não entenda".

Na verdade, o sentimento de liberdade é quem embala os sonhos do ser humano. Mesmo os escravos nas galés, acorrentados, remando e açoitados, sabendo qual seria o seu triste destino, sonhavam com a liberdade, mantinham a esperança - o soninho do homem acordado, e era isso que os mantinha vivos.

Em relação àqueles absurdos, o ser humano hoje é realmente livre? Acho que não é totalmente livre, é parcialmente livre, porque todos, em qualquer parte, somos submetidos a normas, condições, leis, convenções e, de certa forma, submetidos a algumas correntes. Ninguém é totalmente livre. Ninguém. Não são livres americanos, nem suecos, nem ingleses, nem franceses... e muito menos brasileiros. Somos todos dependentes da força das circunstâncias. São elas que nos governam. Não somos livres totalmente de jeito nenhum.

A liberdade seria então relativa? É claro que sim. Sempre foi, mesmo no que diz respeito aos mais ricos. Mesmo estes dependem da segurança, vivem com medo, dependem de bolsa de valores, mercado e ainda vivem em pânico com medo de uma revolta do povo. Os ricos, hermanas e hermanos, vivem se borrando de medo. A liberdade total é um sonho impossível.

Quero deixar bem claro que mesmo acatando a liberdade relativa, ela é essencial, até como utopia. Mesmo esse arremedo de liberdade me faz feliz. É melhor uma liberdade relativa, subordinada a certas limitações forçadas pela força das circunstâncias, do que nenhuma liberdade.

Só para lembrar que a liberdade total é algo ilusório, parece um fantasma da intolerância, lembro uma frase de Madame Roland antes de ser guilhotinada em nome da liberdade total: "Ah, Liberdade, quantos crimes são praticados em teu nome!".

Fiquemos com a liberdade relativa, sem o perigo das galés. Inté.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.